A TEORIA DAS RESTRIÇÕES
Por: erisantanna • 7/11/2022 • Trabalho acadêmico • 648 Palavras (3 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ERINALDO DE SANTANA DANTAS
CONTABILIDADE GERENCIAL
Salvador, BA
202
ERINALDO DE SANTANA DANTAS
CONTABILIDADE GERENCIAL
TEORIA DAS RESTRIÇÕES
Trabalho requerido pela professora da disciplina de Contabilidade Gerencial, apresentada ao curso de Administração, do Centro Universitário Jorge Amado.
Tutora: Prof. Areza Batista Gomes Barros.
Salvador, BA
2022
Situação problema
No dia a dia da organização, os administradores se defrontam com uma série de situações influenciadas por ocorrências internas e externas que podem afetar a boa continuidade de seus negócios. Por isso, eles dispõem de ferramentas gerenciais que os auxiliam na tomada de decisão. Enquanto o administrador conservador reluta em aceitar novas ideias, existe um perfil de administrador aberto, disposto a aceitar novos conceitos, tendências e ideias que lhe permitam ser mais eficaz na direção de seus negócios.
Leia o texto e depois discorra sobre a expressão: a tomada de decisão pela teoria das restrições (theory of constraints – TOC) apresenta melhores resultados do que o custeio por absorção tradicional.
Salvador, BA
2022
O método de absorção atribui custos indiretos diretamente aos produtos, independentemente da causa ou efeito que produzem. Todos os custos na área de fabricação são debitados aos custos do produto. O procedimento consiste em garantir que cada produto/serviço absorva uma parte dos custos de fabricação. As vantagens de usar um custeio para absorção na tomada de decisão é que essa teoria considera todo o custo de um produto, a formação de custos para armazenamento e a análise de custos por centro de custos. No entanto, há desvantagens, a saber: o uso do método pode elevar artificialmente o custo de alguns produtos, não evidencia a capacidade ociosa que a empresa possui, os critérios de rateio são sempre arbitrários e o método apresenta pouca informação para fins gerenciais. O custeio por absorção reconhece todos os custos de produção como despesas no momento da venda, o que demonstra bem o contraste entre receita e despesa na apuração do resultado. É por essa razão que o método é aceito pelo fisco brasileiro. No entanto, como os critérios de rateio são subjetivos e arbitrários, se o critério não for consistente o resultado de custos não é eficiente e prejudica a base de informações necessárias para a tomada de decisão.
A teoria das restrições é um conjunto de princípios relativos à gestão da produção que orienta o planejamento, o controle das atividades e o processo de melhoria contínua de uma empresa para enfrentar o ambiente competitivo atual. Esta teoria vê um negócio como um sistema, ou uma coleção de elementos interdependentes. A interação desses elementos auxilia a empresa a atingir seu objetivo definido. A teoria das restrições possui um processo de tomada de decisão que inclui as seguintes etapas: identificar as restrições do sistema, decidir como investigá-las, subordinar qualquer evento à decisão anterior e levantar as restrições do sistema. Se uma restrição for violada em alguma das etapas, o processo deve ser reiniciado desde o início (inércia não pode ser uma restrição do sistema). Os relatórios financeiros produzidos pela teoria das restrições são mais fáceis de compreender do que os relatórios convencionais. Na teoria das restrições, a tomada de decisão começa com o exame de indicadores de desempenho, que buscam demonstrar o impacto que determinada decisão terá nos objetivos da empresa.
...