TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Administração

Por:   •  6/10/2020  •  Exam  •  3.994 Palavras (16 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]


[pic 2]

NADIA FERNANDA CELINO DOS SANTOS

Desafio Profissional 2º Semestre

Disciplinas Norteadoras: Ciências Contábeis, Economia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Teoria da Contabilidade e Teorias da Administração.

Desafio Apresentado ao Curso de

Administração, da Faculdade

Anhanguera de Matão.

Matão – SP

Novembro/2016


SUMÁRIO[pic 3][pic 4]

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................03
  2. PASSO 01......................................................................................04
  3. PASSO 02......................................................................................07
  4. PASSO 03......................................................................................10
  5. PASSO 04......................................................................................12
  6. PASSO 05......................................................................................13
  7. CONCLUSÃO...............................................................................16
  8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................17

[pic 5]

INTRODUÇÃO

As pessoas rodam em carros de passeio, ônibus, caminhões, aviões, tratores, veículos de terraplenagem e uma lista de outros meios de locomoção que parece não ter fim. Sem rodas e sem pneus, o mundo literalmente pararia. Pouca gente presta atenção em pneus, mas na verdade o mundo não vive sem eles e também sem a Nature Pneus, marca que virou sinônimo de qualidade e eficiência quando se pensa em pneus e produtos derivados da borracha.

Parte do sucesso de um empreendimento depende da capacidade de encontrar técnicas que possam melhorar sua produtividade e diante de tantas exigências, necessidades de redução de custos, adequação de produtos e cuidados com o meio ambiente, a Nature Pneus realizou um estudo para identificar o modelo de produção aplicado, analisar os procedimentos contábeis e financeiros, identificar e mostrar a importância de cada um, visando sempre à qualidade dos produtos e satisfação de seus agentes internos e externos.

PASSO 01

A Indústria, Nature Pneus, conquistou seu espaço no ramo de produção de pneus e busca cada vez mais, disponibilizar aos consumidores produtos de boa qualidade e preços acessíveis. É a terceira empresa que mais vende no Brasil e seu objetivo é alcançar o primeiro lugar.

Buscando isso, foi feito um estudo na empresa e observado que os proprietários possuem a visão de que o trabalhador não tem a necessidade de conhecer todo o processo de produção, devendo conhecer apenas um, procurando um aperfeiçoamento constante apenas de uma determinada parte do processo, visando apenas aumentar o lucro, a produção e reduzir custos.

O modelo produtivo identificado na empresa foi o taylorismo, que é um sistema que consiste na divisão do trabalho e especialização do operário em uma só função, obtendo o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.

Em relação aos funcionários, esse estudo, mostra que esses expressavam insatisfação com a forma de trabalho, devido a realizar sempre a mesma função, exercendo um trabalho repetitivo e com aprendizado restrito. Foi levado em consideração que pessoas que não se orgulham do que fazem que não veja importância na sua atividade, dificilmente produzem com qualidade.

Com base nas informações levantas através dos proprietários e funcionários, foi feito um trabalho na empresa analisando as vantagens e limitações do taylorismo e verificando se algumas formas desse modelo produtivo podem ser aplicadas, assim como as que não se deve aplicar.

A abordagem clássica da administração, defendida por esse modelo, pregava como valores a padronização, a regularidade e o controle, também conhecida como administração científica, essa abordagem defendia métodos que aumentavam a produtividade, mas desumanizam as relações.

Algumas das ideias defendidas por Taylor e seus seguidores ainda são bastante atuais. Os princípios postulados por Taylor podem ser aplicados nas organizações, mas com algumas adequações à realidade atual, conforme mostrado abaixo.

Princípio do Planejamento – o planejamento das atividades é extremamente necessário, esse princípio, talvez, seja o percurso do planejamento estratégico, muito importante nas organizações atuais, no entanto a abordagem de Taylor eliminava os critérios individuais dos operários , restringindo a capacidade de iniciativa e criatividade dos funcionários, algo não admissível nas organizações atuais, nos dias de hoje, a área executora também participa do planejamento.

Princípio da Preparação – os trabalhadores devem ser selecionados segundo suas aptidões para as tarefas que irão exercer, pode ser aplicado nos dias de hoje, mas sem o rigor defendido por Taylor. A organização moderna deve possibilitar a ampliação do campo de atuação de seus funcionários.

Princípio do Controle – Segundo Taylor, os funcionários devem ser rigidamente controlados, para que sigam os métodos de trabalho previamente definidos. Atualmente, o controle ainda é necessário, mas na maioria das organizações e tarefas, não é necessária a rigidez defendida por Taylor.

Princípio da Separação – Entre a concepção e a execução do trabalho, a função de concepção, ou seja, de pensar e definir o trabalho deve ser apenas da direção, os trabalhadores deveriam atentar-se apenas a execução da tarefa, o que também não se aplica aos dias de hoje, pois pensando e executando determinado trabalho, o funcionário se torna apto a sugerir, mudanças e melhorias para aquela função, então é de extrema importância que ele seja ouvido e dado à devida importância a suas sugestões.

A visão mecanicista valoriza ao extremo a lógica mecânica das máquinas e sua estabilidade, padronização, previsibilidade e passividade, mas apesar de aumentar a produtividade, esse conceito está ultrapassado nos dias de hoje, pois as novas técnicas de gestão de pessoas consideram importantes as questões de saúde e prazer laborativa dos funcionários, isso também influi muito para a produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com