A Teoria da Administração Pública
Por: Mariza Lourenço • 8/4/2016 • Resenha • 396 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
AD 01 Exercício 01/05
Exercício: Adamastor era um administrador que trabalhava numa empresa do ramo de autopeças e desempenhava sua função na área de controle de qualidade. Decidido a mudar sua vida, Adamastor prestou concurso público e passou a trabalhar na prefeitura de seu município. Sua função passou a ser coordenador de uma política pública na área habitacional, na qual exigia muita habilidade para negociar tanto com empreiteiras como também com o movimento dos desabrigados atingidos pelas enchentes que ocorreram no município. Com base no conteúdo da apostila, responda às seguintes questões:
01) Adamastor pode desempenhar suas habilidades de administrador nas duas situações (no emprego antigo e no novo)? Como isto se aplicaria?
R. Sim. Na empresa de autopeças ele atuava controlando a qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor final. Para fazer este controle de maneira eficiente, ele deveria organizar a forma de como fazê-lo, tentando otimizar o os seus serviços e das pessoas que com ele poderiam estar trabalhando.
Na Prefeitura ele organiza a área de política pública habitacional do município, coordenando as ações que deverão ser executadas, a fim de que atender de forma eficiente e eficaz as necessidades da população, bem como negociando prazos e valores com os empreiteiros responsáveis pelas obras demandadas.
02) Quais os tipos de organizações podem ser identificados no enunciado?
R. Empresa de a autopeças = organização privada
Prefeitura = organização pública
03) Discuta o papel do administrador ao desempenhar suas funções aplicando os princípios da ciência e da arte em cada uma das organizações pela qual Adamastor passou.
R. Na empresa de autopeças ele, na função de administrador, exercitava a ciência, quando buscava atender o objetivo maior da empresa que era de obter lucros com qualidade, visando atender as metas, de acordo com os indicadores estabelecidos e utilizando os padrões de qualidade da industria de autopeças. E utilizava a arte na medida em que precisava compreender as pessoas com as quais trabalhava, entendo os seus problemas e buscando engajar os funcionários da sua equipe, no objetivo maior da empresa que era de obter lucros.
Na Prefeitura, ele exercitou a ciência quando negociava com as empreiteiras buscando o cumprimento de prazos, bem como, cobrando que os funcionários contratados recebessem todos os seus benefícios e trabalhassem dentro das normas de segurança do trabalho, e exercitou a arte quando recebia as pessoas desabrigadas, entendo a situação porque passavam e lhes informava sobre o andamento das obras.
...