TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria das Organizações

Por:   •  25/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Sabemos que a grande parte dos processos que são desenvolvidos dentro de uma organização estão associados aos seus objetivos e que os diversos modelos de teorias foram criados para atender as necessidades e resolver os problemas administrativos que ocorreram e ocorrem até hoje.

Este trabalho tem como objetivo mostrar uma abordagem simplificada da evolução das teorias das organizações iniciada no ano de 1900, realçando a importância do conhecimento da história da administração.

Visamos facilitar a compreensão das teorias, que foram criadas para suprir as maiores necessidades e problemas na gestão empresarial, pois são aplicáveis às organizações atuais, sendo cabível ao administrador escolher qual teoria aplicar de acordo com determinada situação para que os objetivos impostos sejam alcançados.

     1.0 Teoria Organizacional

  1. Administração Científica – 1903

      1.1.1 Taylor

Frederick Winslow Taylor nasceu na Philadelphia, nos Estados Unidos, e começou sua carreira profissional como operário em uma fábrica e ali fez sua carreia até se tornar em engenheiro chefe.

O nome Administração Científica surgiu através da tentativa de aplicar a ciência para solucionar questões administrativas e crescer a eficiência industrial. Os elementos que foram aplicados nesse conceito foram: padronização das máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para a realização das funções, e prêmios de produção para estimular e incentivar a produtividade.

Os trabalhos de Taylor então chamados de “Administração Científica”, pois, como engenheiro, aplicou os princípios científicos à administração, no intuito de cortar o desperdício e a ociosidade operária, assim como abaixar os custos de produção. Tinha como objetivo mostrar e manter o melhor custo/benefício, através de uma gestão onde o colaborador fosse capaz de produzir mais e em menos tempo, sem aumentar os custos da produção.

Quando Taylor assumiu o cargo de chefe, passou a ter vários desentendimentos com seus subordinados, o que o determinou a analisar as empresas em busca de encontrar uma forma aceitável de estabelecer um dia de trabalho padrão, que pudesse atender as necessidades tanto do patrão quanto do empregado.

Através de seus estudos, Taylor percebeu que o funcionário produzia menos do que era capaz de produzir, e que os funcionários que eram mais produtivos ao perceberem que os menos produtivos recebiam a mesma remuneração, acomodavam-se e ficavam desmotivados e acabavam produzindo menos. Então, resolveu criar condições para que a remuneração fosse proporcional à produção.

Desta forma, Taylor estruturou meios de fundamentar o trabalho dos operários das fábricas por meio do estudo dos tempos e movimentos, originando uma metodologia que padronizava os métodos de trabalho e ferramentas utilizadas. Essa divisão e subdivisão dos movimentos de cada atividade em uma função facilitou o treinamento e a melhora do rendimento, acabando com o desperdício de energia e processos desnecessários.

Os conceitos essenciais da Administração Científica criados por Taylor são:

  1. Princípio de planejamento: substituiu os métodos empíricos por procedimentos específicos, descartando o improviso e a opinião individual; impôs que o trabalho fosse planejado e testado, para que os movimentos decompostos fossem reduzidos ou racionalizados em sua execução;
  2. Princípio de preparo dos trabalhadores: são eleitos os colaboradores de acordo com suas respectivas competências, para que fossem capazes de render mais e melhor, de acordo com o recurso apresentado, no intuito de atingir a meta estabelecida;
  3. Princípio de controle: inspecionar a evolução do trabalho para atestar que está sendo executado de acordo com a metodologia já existente;
  1. Princípio da execução: compartilhar os direitos e deveres para que o trabalho seja o mais ordenado possível.

Através da execução de suas ideias, a produtividade e a qualidade de vida do trabalhador aumentou, mesmo que estes princípios, por sua vez, induziam os administradores a acreditarem que à única fonte de motivação para o trabalho era a remuneração salarial.

Por fim, seu objetivo era justamente aumentar a eficiência e diminuir os custos com a racionalização do trabalho do colaborador, e trazer benefícios tanto aos empregados quanto aos empregadores para que ambos estivessem satisfeitos.

  1. Teoria da Burocracia – 1909

1.2.1 Max Weber

Em meados de 1900, o sociólogo Max Weber (1864 – 1920), estruturou o conceito de hierarquia a fim de organizar de maneira eficiente a autoridade e controle das decisões e recurso dentro da organização. Este conceito teve como objetivo principal reorganizar e melhorar o funcionamento das operações no dia a dia, no intuito de aperfeiçoar seus procedimentos acrescentando valor e eficiência nos processos.

As pessoas são obrigadas a exercer certos tipos de funções estabelecidas ou pré-acordadas dentro de uma estrutura organizacional, denominada como uma burocracia. As definições eram bem claras quando relacionadas aos princípios burocráticos em que Weber apontou, mostrando que a divisão de tarefas e o poder de decisão aumenta o desempenho necessário para sustentação de uma organização. Devido a sua influência dentro da estrutura burocrática, é viável analisar os seis princípios criados por Max Weber.

1.2.2 Princípio 1: A burocracia é fundada no conceito de autoridade legal-racional

É a autoridade a qual o nível do cargo dentro da organização é mais elevado, essa autoridade não é lhe dada por alguma qualidade pessoal, mas sim pelo cargo em ocupa. Devemos separar as necessidades pessoais das necessidades empresariais, ou seja, as escolhas devem ser priorizadas e baseadas com foco na organização e não em suas preferências pessoais.

1.2.3 Princípio 2: Funções organizacionais são relativas à competência técnica, não por causa do status social, parentesco ou hereditariedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com