A Teorias da Administração
Por: karina2004 • 17/5/2018 • Resenha • 601 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I (FAA125)
UNIDADE 2
ATIVIDADE 2
Professor(A) Ministrante: ANA FLÁVIA DE MORAES MORAES
Tutor(A) à distância: LÍLIAN REJANE NERY DIAS
Tutor(A) presencial: LÍLIAN REJANE NERY DIAS
Nome do Acadêmico (A): KARINA MEDEIROS PIRANGY DE SOUZA
MANAUS 3 - AMAZONAS
2018
Com base no Artigo 1, prepare uma resenha com, no máximo 2 laudas, identificando as competências gerenciais nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), relacionando-as com as habilidades dos Administradores, objetivo de estudo nessa Unidade.
ATENÇÃO:
Resenha: resumo crítico, descrevendo e enumerando aspectos considerados relevantes sobre a leitura indicada, que deve ser complementado com outras referências.
RESPOSTA
O artigo basilar para esta atividade tem como título “As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior” e tem como objetivo identificar as competências gerenciais nas instituições de Ensino superior. O referencial aborda toda a questão que fundamenta a evolução destas instituições, bem como os desafios e as possibilidades para os gestores em relação às competências gerenciais. Os principais autores que foram citados no referencial teórico são: Dutra (2004), Amaral (2006), Fleury e Fleury (2001), LE BOTERF (2003), MOURA e BITENCOURT (2006), BRANDÃO e BORGES-ANDRADE (2007), RUAS (2001) entre outros.
No decorrer do trabalho percebemos que o contexto das instituições públicas passa por um processo de transformação, demandando a necessidade de profissionalismo e desenvolvimento de gestores públicos com competências para enfrentar as situações profissionais complexas que permeiam a gestão pública. De certo modo, nos trouxe uma informação muito valiosa tendo em vista o curso que estamos a formar. Na atividade anterior, discutíamos sobre o mercado de trabalho para o Administrador e em especial o Administrador Público, então o artigo nos proporciona enxergar que as instituições federais de educação superior possuem vagas/perfil para a formação que estamos em busca.
No estudo, foi possível perceber que, hodiernamente, a sociedade cultiva uma postura mais ativa e exigente em relação à prestação de serviços governamentais. A gestão de pessoas nas Instituições Federais de Educação Superior evolui para transformações decorrentes de um conjunto de leis e decretos que suscitam uma nova visão de gestão de pessoas, mais profissionalizada e alinhada as diretrizes institucionais. Nenhuma alteração será viabilizada se os gestores públicos não forem formados para esse novo contexto institucional. Esperamos que haja a exigência de formação específica para estes postos de trabalho mesmo e principalmente em instituições públicas.
...