A Torcida Organizada
Por: jaque2405 • 25/5/2017 • Artigo • 1.517 Palavras (7 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS COLATINA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ESTER MOURA BORBA SILVA
JAQUELINE FRANÇA LOPES
JOSÉ CARLOS ANDRADE JUNIOR
TORCIDA ORGANIZADA
Colatina/ES
2016
ESTER MOURA BORBA SILVA
JAQUELINE FRANÇA LOPES
JOSÉ CARLOS ANDRADE JUNIOR
TORCIDA ORGANIZADA
Artigo Científico apresentado ao Instituto Federal do Espírito Santo Campus Colatina como requisito para a disciplina de Antropologia no Curso de Bacharelado em Administração.
Orientador: Prof. Marcelo
Colatina
2016
SUMÁRIO
RESUMO...............................................................................................................3
ABSTRACT...........................................................................................................4
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................5
2 CONCEITO.........................................................................................................6
2.1 Costumes…………………………………………………………………..............6
3 A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO SÓCIO-TORCEDOR ..............................7
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................10
5 REFERENCIAS..............................................................................................11
RESUMO[pic 2]
O presente trabalho é a cerca da tribo urbana “Torcidas Organizadas”, como se comportam com o time e em relação a outros grupos, seus objetivos para com o seu time, como se organizam, como surgiram e sua importância no mercado consumidor. Visto que esta gera uma economia muita grane a sua volta, com ingressos de jogos, camisas e acessórios, fan clube e etc.
ABSTRACT
“The present work is about the urban tribe "Organized Twisted", how they behave with the team and in relation to other groups, their goals towards their team, how they organize, how they came about and their importance in the consumer market. Since this generates a lot of savings around you, with tickets to games, shirts and accessories, fan club..”
- INTRODUÇÃO
Neste artigo iremos tratar como tema a Tribo Urbana conhecida como “Torcida Organizada”, será abordado sua origem histórica, evolução, seus costumes, composição, e novas ideias para este setor, tendo como objetivo principal mostrar sua situação no ambito mercadológico.
Com base na pesquisa do mercado de consumo do futebol brasileiro em setembro de 2016, realizada pelo SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os gastos relacionados ao futebol já deixaram 21% dos torcedores com o orçamento desequilibrado.
Se tratando da quantidade de torcedores existentes somente no Brasil, praticamente sete em cada dez se interessam pelo esporte no país.
- CONCEITO
O futebol no Brasil cresceu rapidamente, assim como os estádios nas grandes cidades. Com o crescimento no número de pessoas apaixonadas pelo futebol alguns grupos começaram a se reunir para assistirem os jogos juntos, até que na década de 40 surgiram as primeiras torcidas uniformizadas no Brasil.
“A primeira forma dessa manifestação, por exemplo, é denominada, por alguns pesquisadores, de torcidas voluntárias. Torcidas que, no início da nossa história do futebol, se reuniam única e exclusivamente em consequência dos jogos e tinham como elemento unificado a paixão, ou a simpatia, que nutriam por um ou por outro clube.” (CORREIA SOBRINHO, 1997, p. 2).
O movimento das torcidas uniformizadas começou em São Paulo, a elite se organizava para ir aos estádios e sentarem todos em determinado lugar da arquibancada.
Na década de 60 é que surgem as torcidas organizadas oficialmente, não têm mais a relação presa entre clube e diretor, e passam a ter suas próprias regras e estatuto.
2.1 Costumes
Cada torcida tem suas próprias regras e seus costumes, todos com o mesmo intuito de fiscalizar o time e seus técnicos. Geralmente todos estão vestindo uniformes iguais, estão organizados m determinados pontos da arquibancada, tem seus próprios ritos, hinos de time e musicas próprias, o seu foco principal é mostrar seu amor pelo time e incentivar seus jogadores. Também é comum se encontrar torcidas que estão com o único objetivo torcer contra o time adversário.
O torcedor brasileiro ama seu time e faz tudo por ele, ele pode ser caracterizado como fanático pelo seu time. No Brasil o amor pelo futebol passa de geração em geração, as crianças desde pequenas aprendem a jogar futebol e a amar seu time. A torcida brasileira sabe como influenciar seu time numa demonstração de amor grandiosa, cantando hinos e levantando bandeiras mostram aos jogadores seu amor pelo time.
Já a torcida europeia se caracteriza como incentivadora e não fanática como a brasileira que faz qualquer coisa para ver seu time campeão, ela o incentiva mesmo depois de uma derrota e respeita seus rivais e os jogadores do seu time, estes têm um certo conforto ao ver que a torcida os respeita suas falhas ao contrário dos jogadores brasileiros que carregam um peso muito grande de vestir a camisa do time e até uma pressão para fazer o time ser campeão.
- A importância econômica do sócio-torcedor
As torcidas organizadas foram de fundamental importância para alavancar os programas de sócio-torcedor no Brasil. Os planos eram mal feitos, mas hoje com os resultados obtidos por bons planos como o programa do Internacional, que conta com mais de 70.000 sócios, grande parte desses torcedores são dos apaixonados integrantes das organizadas, sendo assim tem ficado mais clara a importância que este programa pode ganhar na melhora financeira dos clubes.
Na atual gestão do palmeiras citando como um exemplo, o programa começa a ganhar mais amadurecimento e ter a atenção devida. Mas ainda Subestima-se a importância do sócio-torcedor porque, se analisado de forma superficial, não parece importante para as finanças e estratégias de crescimento do clube. Pois e apenas uma mensalidade que gira em torno de R$ 19,90 a R$ 139,90 (no Palmeiras), parecendo pouco diante de todo o dinheiro que gira em torno do futebol moderno.
...