TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)

Por:   •  14/9/2022  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)

Disciplina: Seminário Integrador 5

Prof: Andrew Beheregarai Finger                Data: 14/09/2022 Estudante: José Arthur Pereira de Carvalho        Turno: Diurno

Curso: Administração

A teoria da cauda longa do jornalista e autor Chris Anderson é uma das previsões mais incomuns e precisas no mundo dos negócios. Uma ideia simples que busca mudar a lógica do consumo virtual.

No livro “A cauda longa”, o autor prevê que a internet vai mudar todo o padrão de consumo, pois acaba com as restrições de espaço nas lojas que vendem produtos em geral, como roupas, livros, eletrônicos, acessórios para casa etc.

Anderson viu o efeito Cauda Longa, como consequência das velocidades dos processos tecnológicos atuais. Long Tail é uma estratégia de varejo, onde são vendidos muitos produtos diferentes em pequenas quantidades. Isso porque os dados são distribuídos em grande quantidade, o que neste caso resulta em uma cauda ainda mais longa. Para Anderson, isso foi possível porque os empreendedores não tinham acesso a grandes designers ou orçamentos de marketing para realizar os investimentos necessários. Em sua opinião, as grandes empresas realizam grandes volumes de vendas, porque os consumidores confiam em seus produtos.

Além desse enorme poder, a Internet também oferece uma “vitrine” para todo tipo de produto que você possa imaginar, inclusive produtos em formato digital. Os videogames vendidos digitalmente também têm seu nicho de consumidores, e isso só vai crescer com o tempo.

Um exemplo que ele cita para esse fenômeno é a Amazon, que oferece aos compradores milhões de itens em diversas categorias, no que o autor chama de corredores infinitos, enquanto um hipermercado como Walmart oferece uma quantidade baste inferior de itens nas prateleiras. Em outras palavras, a Amazon tem a capacidade de oferecer uma lista quase que infinita de produtos, incluindo aqueles que vendem pouco ou nada, pois o custo do estoque é quase zero, enquanto o Walmar deve sempre focar em vender mais para garantir bons resultados.

Na grande maioria das vezes, os itens de nicho que atendem a alguns interesses específicos vendem melhor que os best-sellers gerais. Isso porque eles oferecem uma variedade infinita de opções para escolha, através de ferramentas de pesquisa úteis para aprofundar suas especificações. Consequentemente, os consumidores usam uma quantidade menor de tempo para encontrar determinado item e são direcionados aos melhores produtos de forma mais ágil.

Os itens de vendas de nicho que não foram vendidos tanto quanto os itens mais vendidos, são datados e no efeito cauda longa se estendem por uma linha infinitamente, na parte inferior de um gráfico de vendas. Esta linha é chamada de cauda; formando uma linha reta que nunca chega a zero. Enquanto isso, os produtos mais vendidos estão disponíveis no topo do gráfico em uma linha que se estende para a chamada de cabeça.

Um dos principais motivos dessa mudança, é a democratização das ferramentas de produção de conteúdo, o que significa que hoje qualquer pessoa pode criar uma música, filme, animação, livro ou jogo e publicá-lo na internet, mesmo não tendo uma boa qualidade, estando na “média” comparado com os conteúdos originais, mas ainda assim existem milhões de pessoas na internet apresentando ótimos conteúdos, produzidos de forma independente que é de alguma forma relevante para uma comunidade de nicho.

Diante de uma nova realidade impulsionada pela internet e pelo comércio online, é capaz de gerar mais lucros do que qualquer rede de varejo ou loja física devido aos seus baixos custos e opções ilimitadas de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com