A VISITA TECNICA
Por: eliana221078 • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 966 Palavras (4 Páginas) • 276 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A visita técnica tem por objetivo fornecer ao estudante de administração uma rápida visão sobre os aspectos operacionais, constituindo em observação das técnicas do local visitado e entrevista com o profissional da empresa.
A visita técnica foi realizada na Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano da cidade de São Carlos, estado de São Paulo.
2 DESENVOLVIMENTO
Fazendo parte das dezessete secretarias encontradas na cidade, esta secretaria se faz necessária para o crescimento da cidade, pois assim não tem como a cidade crescer desordenadamente, e sem critérios. As construções são regulamentadas, e estudadas, para que sejam feitas de acordo com as normas e as leis vigentes.
Elas também se faz necessária para o controle do comercio, seja comercio fixo ou ambulante, fazendo que a cidade não vire um lixão urbano.
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Situado a Rua Conde do Pinhal nº 2190, no centro da cidade e conhecida popularmente como Secretaria de Habitação, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano tem como missão formular e executar políticas urbanas relacionadas ao ordenamento físico e territorial do município, no que está inserido o parcelamento, uso e ocupação do solo, e também definir as diretrizes da política habitacional do município.
Cumprindo e fazendo cumprir o Plano Diretor, promove e acompanha o desenvolvimento urbano, analisando projetos de edificações e obras particulares no território municipal, além de realizar o licenciamento e fiscalização das mesmas.
Pedidos de construção, reformas, reconstrução e modificação de projetos aprovados são analisados e controlados pela Secretaria.
Ela também responsável pelo projeto, controle e administração dos bens imóveis municipais.
2.1.1 Departamentos
Cada secretaria tem seus departamentos, importantes para se direcionar corretamente os serviços.
Estrutura organizacional da SMHDU:
Departamento de Informação, Documentação e Patrimônio
Divisão de Patrimônio Imobiliário
Seção de Documentação Físico-Territorial
Divisão de Política Fundiária
Divisão de Sistemas e Informação Geográfica
Departamento de Obras Particulares e Fiscalização
Divisão de Análise e Avaliação de Projetos
Divisão de Fiscalização
Seção de Fiscalização Ambiental
Seção de Fiscalização de Obras
Seção de Fiscalização de Posturas
Departamento de Planejamento Territorial
Divisão de Legislação Urbana
Divisão de Parcelamento e Uso e Ocupação do Solo
Departamento de Projetos Urbanos
Divisão de Mobilidade e Acessibilidade Urbana
Divisão de Projetos Paisagísticos
Seção de Apoio Administrativo .
2.1.1.1 Funcionários
Como a secretária possui quatro departamentos, e não sendo necessária para esta visita a especificação de cada funcionário de cada setor, esta visita, visou apenas a Divisão de Fiscalização, que faz parte do Departamento de Obras Particulares e Fiscalização, que tem em sua estrutura três seções.
Atualmente é composto por um chefe de divisão, dois chefes de seção, uma auxiliar administrativo, duas aprendiz e vinte fiscais, sendo dois desses chefes de divisão.
O cargo de chefe de divisão é ocupado por cargo de confiança, não sendo necessária a ocupação deste por um fiscal, como é exigido para os cargos de chefe de seção.
Para o cargo de fiscal é necessário fazer concurso público. Por se tratar de uma prefeitura, o plano de carreira não visa fazer com que o funcionário suba de cargo, apenas lhe proporciona um pequeno aumento em seu salário a cada apresentação de diplomas e cursos realizados, tendo uma tabela de valores a serem seguidos. Esta tabela é feita pelo Departamento Pessoal, e no momento da visita não havia como conseguir uma cópia.
Não há motivação e incentivos que os funcionários da divisão especificamente, eles recebem o mesmos incentivos de todos dos os funcionários
...