A Vantagem Competitiva
Por: nannealcantara • 1/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
UEG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
CAMPUS GOIANÉSIA
CINTIA DE JESUS GOMES DE SOUZA
DAYANE KELLY VIEIRA DOS SANTOS
ELIANE DE ALCÂNTARA FERREIRA
GILVANIA MOREIRA DA SILVA
LORRANE RIBEIRO LIMA
VANTAGEM COMPETITIVA:
EMPRESA JALLES MACHADO S/A
Goianésia
2016
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
CAMPUS GOIANÉSIA
CINTIA DE JESUS GOMES DE SOUZA
DAYANE KELLY VIEIRA DOS SANTOS
ELIANE DE ALCÂNTARA FERREIRA
GILVANIA MOREIRA DA SILVA
LORRANE RIBEIRO LIMA
RESUMO:
VANTAGEM COMPETITIVA
Trabalho apresentado à UEG – Câmpus Goianésia para obtenção de nota parcial na disciplina de Organização Sistemas e Métodos- 4º período do Curso de Bacharelado em Administração. Professor: Wendel Batista Cardoso Celestino
Goianésia
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 VANTAGEM COMPETITIVA: AÇÚCAR ORGÂNICO 5
2.1 Produção Orgânica 5
2.2 Produtos 5
2.3 Meio ambiente 6
2.4 Certificações 6
3 METODOLOGIA 7
5 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A Jalles Machado S/A, empresa brasileira de grande porte, é uma agroindústria sucroenergética localizada no Vale de São Patrício, no município de Goianésia, Estado de Goiás. Na história da Jalles Machado, a marca do pioneirismo se faz sempre presente, seja na implementação de novidades tecnológicas, na visão do ser humano como o valor máximo da empresa ou na maneira de compreender e tratar o meio ambiente. A empresa possui uma visão avançada de mercado, em que a sua produção deve somar esforços para a criação de uma sociedade sustentável, baseada no respeito aos recursos naturais.
A empresa encontra-se num patamar de destaque, devido à qualidade de seus produtos, como o etanol, o açúcar, energia, saneantes, levedura, e principalmente o Açúcar Orgânico, aumentando sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
2 VANTAGEM COMPETITIVA: AÇÚCAR ORGÂNICO
2.1 Produção Orgânica
A produção orgânica teve início em 2003 e hoje é o segundo maior produtor de açúcar orgânico do mundo. Produz aproximadamente 45 mil toneladas por safra, espera-se com a expectativa de expansão para 70 mil toneladas até 2020.
Possui um rigor em todas as etapas do processo de produção que são inspecionadas pelo Instituto Biodinâmico (IBD) e possui vários certificados que garantem a qualidade do produto e possibilitam a venda no Brasil e a exportação para grandes mercados mundiais.
A produção orgânica é uma forma de oferecer aos nossos clientes um produto natural e saudável e, ao mesmo tempo, contribuirmos para a preservação ambiental.
A agricultura orgânica elimina o uso de fertilizantes, pesticidas e reguladores de crescimento produzidos sinteticamente. Seu sistema de produção se baseia na rotação de culturas, esterco de animais, leguminosas, adubação verde, cultivos mecânicos, minerais naturais e controle biológico de pragas para manter a estrutura do solo, fornecer nutrientes para as plantas, controlar insetos, ervas daninhas e outras pragas.
2.2 Produtos
Os produtos orgânicos Itajá foram elaborados para quem busca uma alimentação mais saudável e preocupa com a saúde. Há um controle do processo de fabricação que segue rígidas normas e padrões de qualidade para atender os consumidores mais exigentes do mundo.
As lavouras de cana orgânica são plantadas e cultivadas sem nenhum tipo de agrotóxico ou adubo químico. As pragas são controladas de forma biológica, contribuindo para o equilíbrio do meio ambiente. Em todo o processo industrial até o empacotamento, não são utilizados componentes químicos. É um açúcar de qualidade e ecologicamente correto. Essas ações são atestadas pelas inúmeras certificações conquistadas.
O princípio da produção orgânica é o respeito ao meio ambiente, garantindo uma maior proteção da água, solo e principalmente aos nossos clientes.
2.3 Meio ambiente
Ao longo dos anos, a empresa reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, sempre adotando práticas para minimizar o impacto de sua atividade econômica, investindo em novas tecnologias sustentáveis e promovendo ações que garantem a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
O AME a EMA foi um dos primeiros e, por meio da conscientização da comunidade, conseguiu aumentar consideravelmente o número de emas na região.
Nas áreas de produção de cana orgânica, fazemos a adubação orgânica com a utilização da torta de filtro, um resíduo do processo industrial proveniente da filtração do caldo. A torta de filtro é rica em fósforo, cálcio e outros micronutrientes que garantem uma boa brotação da cana.
A mecanização da colheita da cana no final da década de 1990, deixa uma camada de palha no solo, que o protege da radiação solar, facilita a atividade microbiológica e o torna mais fértil. Na colheita mecanizada, há um custo menor e um melhor rendimento operacional, já que as máquinas trabalham 24 horas.
O uso da técnica de rotação de culturas, que consiste em alternar o plantio de espécies vegetais gramíneas e leguminosas em uma mesma área para devolver os nutrientes do solo. Nas áreas de cana, é plantada a crotalária, uma leguminosa que é incorporada à terra, o que evita o uso de adubos químicos e proporciona ganhos ambientais.
2.4 Certificações
No decorrer de sua história, a Jalles Machado conquistou diversos selos e certificados que a tornaram uma empresa diferenciada e reconhecida internacionalmente por seu padrão de qualidade. Conheça aqui algumas das nossas certificações:
...