A Vantagem Competitiva
Por: Anna.R • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
Vantagem Competitiva
Estamos vivendo em uma era de consumismo e competitividade, onde cada vez mais as empresas estão “duelando’’ umas com as outras para obterem seu lugar no mercado. De acordo com Ricardo Motta “na era da competitividade global, o grande desafio das empresas está centrado na capacidade de busca de novas tecnologias, novos mercados e métodos de gerenciamento ou do redesenho dos processos de negócio e de integração total das cadeias de valor da empresa, clientes e fornecedores”. Assim as organizações precisam aprimorar seus planos e conseguir um diferencial para atender e até mesmo exceder as necessidades e expectativas do cliente.
Com base nos estudos do ambiente e dos concorrentes as empresas precisam criar estratégias porque segundo Porter “a estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a competição industrial. O desafio enfrentado pela gerência consiste em escolher ou criar um contexto ambiental em que as competências e recursos da empresa possam produzir vantagens competitivas”. Ainda conforme Porter “vantagem competitiva pode ser entendida como uma situação em que uma empresa, ou até mesmo um profissional autônomo, é diferenciada favoravelmente do seu concorrente, atraindo clientes a partir de pontos que não podem ser imitados ou aplicados a outros negócios”, a vantagem competitiva permite a empresa um posicionamento forte e de difícil replicação assim garantindo seu posicionamento no mercado.
E nas palavras de Ansoff e McDannel vantagem competitiva “identifica propriedades especificas e combinações individuais de produtos e mercados em suas respectivas áreas de negócio, dando a empresa uma forte posição competitiva”.
Para Porter existem dois tipos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação, por isso a importância do conhecimento dos concorrentes para saber qual dos dois tipos a empresa irá se posicionar e lidar com as cinco forças competitivas que são: a entrada de novos concorrentes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade dos concorrentes.
Um bom exemplo de empresa que possui vantagem competitiva é a Netflix com seu serviço de streaming, uma de suas vantagens é seu baixo custo de assinatura se comparado as de TV a cabo, que em 2017 o seu número de assinantes ultrapassou o número total de assinantes de TV a cabo dos Estados Unidos. Outra vantagem são os seus conteúdos originais como a série House Of Cards que foi seu primeiro conteúdo próprio que fez sucesso e atraiu vários assinantes pelo modo como foi lançado. A Netflix apresentou ao público o conceito de “binge-watching” ao lançar todos os episódios da primeira temporada da série simultaneamente, um desenvolvimento que mudaria fundamentalmente a forma como assistíamos TV.
A Netflix para conseguir assinantes no mercado internacional fez acordos com operadoras de rede de telefonia celular e por cabo em cada mercado regional, com esse feito Netflix conquistou milhões de novos assinantes nos mercados internacionais quase instantaneamente, sem necessidade de campanhas publicitárias internacionais ou acordos de licenciamento, com mais assinantes vem mais receita, que pode então ser investida de volta no conteúdo original. A abordagem da Netflix à sua expansão internacional é outro grande exemplo de como a empresa tem construído continuamente seus sucessos anteriores. A expansão da Netflix no exterior também serviu de base para grande parte da programação estrangeira original que se tornou popular entre os que falam inglês, como o drama de ficção científica alemão Dark, a franquia japonesa Terrace House e o detetive sueco Wallander.
Como pode ser notado a Netflix tem investido cada vez mais em produtos originais estrangeiros para se conectarem a usuários de todo o mundo, porque os fãs de um conteúdo podem estar em diferentes países, como por exemplo a série espanhola La Casa de Papel que teve uma grande audiência no Brasil, isso é uma outra vantagem porque eles conectam produtos feitos em vários países em um único lugar assim abrangido diversificados gostos e surpreendendo várias pessoas.
Atualmente a Netflix usa os dados que obtém de nossas visualizações para otimizar os shows exibidos em nossas filas de descoberta. No entanto, com tantos dados à sua disposição, a Netflix está posicionada de maneira única para produzir uma programação substancialmente melhor usando esses mesmos dados. Junto com a possibilidade de se conectar em vários aparelhos eletrônicos como, Smart TVs, celulares, tablets, videogames e outros.
...