A evolução do marketing se comprova a partir do desenvolvimento de suas próprias ferramentas
Por: Aleika • 11/4/2019 • Monografia • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 266 Visualizações
FMU – FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
Aleika Rodrigues - Matricula: 2019301448
“A evolução do marketing se comprova a partir do desenvolvimento de suas próprias ferramentas”
São Paulo
2019
“A evolução do marketing se comprova a partir do desenvolvimento de suas próprias ferramentas”
Vivemos uma era de avanços tecnológicos, que tem provocado mudanças significativas nos consumidores, nos produtos e também no próprio Marketing. Nos últimos anos, percebemos que o marketing tem sido influenciado por esses comportamentos, através das mudanças de atitudes dos consumidores, essa nova onda de tecnologia, por exemplo, tem facilitado a disseminação de informações de diversas opiniões e ideias públicas e tem permitido aos consumidores uma abertura para a colaboração e criação de valor. Essa tecnologia também impulsiona a globalização, além de que, tem o poder de impulsionar a ascensão do mercado criativo. Há uma grande necessidade de o marketing evoluir e se adaptar a estes novos conceitos, pois, da mesma forma como os consumidores e produtos se modificam, as teorias, ideias e criatividade precisa esta também lado a lado a essa evolução. Temos o exemplo do case Havaianas, a marca evoluiu e se adaptou as necessidades do consumidor, se a intenção era ser feita para um determinado grupo, hoje ela está presente em muitos países e pode ser usada em diversas ocasiões, pois o próprio slogan confirma isso “ todo mundo usa”, e dessa forma, um simples chinelo de borracha, se tornou uma necessidade, fazendo com que todas as classes se identifiquem de alguma maneira com os seus produtos.
Para mudar a percepção dos consumidores, foi preciso deixar de produzir apenas um produto e começar a criar um valor agregado à marca, veja, não foi deixado de fabricar o produto, mas um valor foi agregado. Não houve uma mudança no foco do produto ou no público alvo, a ordem era simplesmente agregar. As marcas, em geral, costumam mudar, se moldando ao consumidor, a Havaianas não optou pela mudança, ela agregou valor ao produto, algo que era único, se tornou algo diverso, inovador, colorido e agradável.
No meu estudo sobre o livro “ Estratégia do oceano azul” mostrou que o processo de estratégia, independentemente da área de atuação da empresa, deve começar com o mapeamento das fronteiras de mercado para buscar consumidores em espaços até então inexplorados. "Concentre-se no panorama geral, não nos números", recomendam Kim e Mauborgne. As ideias surgidas durante o processo devem ser submetidas, em seguida, ao "teste do oceano azul": criar valor excepcional para o consumidor, ter preço acessível, com custos compatíveis e poucas barreiras à adoção.
É de suma importância destacar que o foco da estratégia do oceano azul não é restringir a produção a um preço elevado, mas criar uma nova demanda agregada, por meio de um salto no valor a um preço mais acessível para os clientes. Significa expandir seus negócios até então a lugares inexplorados, por exemplo criar novos conceitos utilizando o melhor de cada setor da empresa, sem gerar muito gasto, e dessa maneira conseguimos ver claramente as ações da Havaianas nesse contexto. A sandália que era atribuída até a uma classe baixa, um produto barato, hoje se posiciona como um produto de grife de uma marca nacional, isso porque a empresa ampliou os horizontes, agregou valor e expandiu seus produtos a um público até então não explorado, sem subir seu valor de mercado, apenas agregando valor.
O produto, sem dúvidas, tinha uma utilidade excepcional para o consumidor e o preço era estratégico, ou seja, atrativo o suficiente para provocar o consumo em massa, criando assim um novo mercado consumidor, ou uma nova fronteira para um antigo mercado, atingindo outros nichos de mercado, tornando se um modelo de negócio que agregava esses conceitos e garantia uma margem de lucro confortável.
Algo que é muito presente nesse case é a forma como foram evoluindo sem perder o público e descaracterizar o produto, pois o avanço acontece de qualquer forma e sempre devemos estar atento a isso. No caso da Havaianas as propagandas eram focadas em meios massivos, como televisão e rádio, e com a modernidade e a tecnologia, tiveram que se adaptar e conhecer novos campos, hoje a página da empresa no instagran e no facebook têm mais de um milhão de seguidores e observei que passam se apenas dois dias sem nenhum post novo, ou seja, eles instigam os usuários das redes sociais a se conectarem e sempre estão atualizados em relação as novidades lançadas. Além, é claro de usar celebridades em alta para suas campanhas, lançar moda, e destacar cenas do cotidiano, levando o consumidor a querer fazer parte de tudo isso, pois é simples, é um dia de descanso na praia, umas horas de folga em casa, ir comprar um pão na padaria, ou seja, quaisquer que seja o ambiente o produto pode ser inserido e adquirido por qualquer um.
Continua em evidência em seus canais digitais, mas fazendo o uso de ferramentas mais modernas.
Hoje em dia, estamos muito mais exigentes quanto ao conteúdo que será consumido, pois podemos decidir o que ver e quando ver, pelo simples fato
...