A importância da gestão de pessoas na área de eventos, no trabalho e na vida
Por: Searlini16 • 9/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
Introdução
A importância da gestão de pessoas na área de eventos, no trabalho e na vida.
Quando falamos de gestão de pessoas, envolvemos todos os seres humanos de todas as áreas, seja ela: profissional, familiar ou religiosa. Dentre muitos desafios encontrados no decorrer de toda nossa vida, em algum momento nos descobriremos em função de gerenciar algo que foi colocado em nossa responsabilidade.
Portando a aptidão na Gestão de pessoas, permitirá enfrentar alguns desafios com as diferentes personalidades, classes sociais, culturais, sexo e muitas outras, agindo com equidade em todas as situações que irão sendo apresentadas. Mesmo em contato com diversos problemas, desenvolver estrutura para elimina-los sendo flexível, fazendo uso correto do poder e autoridade, respeitando opiniões, implantando seu pensamento (sendo modelo de gestão para os geridos), diferenciar entre ouvir e escutar (sentir), agir conforme seu discurso (coerência) ser transparente, etc.
Na área de Eventos, a Gestão de Pessoas é importante porque contribui para a melhoria do desempenho dos profissionais que ocupam cargos de liderança. Ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados trás trazer benefícios a empresa, que terá melhores resultados.
Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais produtivo, capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso de um evento.
“As pessoas Representam o maior recurso de produção. São as pessoas que podem gerar diferencial competitivo entre as empresas. Pessoa é igual Patrimônio estratégico de negócios. Software, eu compro. Equipamentos são adquiridos. Pessoas, não se copia não se compra. O bom líder tem que desenvolver, potencializar, valorizar, reconhecer e conquistar.”
Analogia comparando um corpo humano a uma empresa de eventos
[pic 1]
Corpo complexo Empresa Evento
Cérebro Dono Inteligência competitiva
Olhos e Boca Marketing
Pulmões Recursos Humanos
Coração Finanças
Aparelho digestivo Produção Resíduos
Órgão sexual Laser, Bem estar
1 – A área de Gestão de pessoas
Desde a época da escravidão, a função do Departamento Pessoal já existia. As atividades eram dadas a uma pessoa de confiança,. Agora chamado de RH, o departamento pessoal, na prática, desenvolve projetos de motivação, bem-estar e treinamento dos colaboradores.
No passado 1920 o Departamento Pessoal chamado de DP tinha a função de cuidar da admissão e demissão de funcionários, como também das folhas de pagamento, férias, enfim, toda a parte burocrática da empresa. Priorizava lucros, tinha os empregados com ferramentas. Baseado na teoria de Taylor.
Com tudo em 1930 esse departamento se ampliou tendo o setor de Recursos Humanos, chamado de RH que cuida da valorização do funcionário, treinamento e desenvolvimento, valorizando e motivando seus colaboradores, recrutando analisando o perfil do funcionário a ser contratado através de entrevista. Essa área surgiu através de uma pesquisa, “Hawthorne” realizada por Elton Mayo. Hoje é ainda a forma de administração usada na maioria das empresas.
A administração continua em constante evolução e percebemos hoje, empresas que já incorporaram outros modelos de gestão como a “Gestão do Conhecimento”. Com a competitividade vivida pelas organizações, é exigido cada vez mais flexibilidade, qualificação e inovação. Então a gestão do conhecimento se tornou um diferencial estratégico para o desenvolvimento de uma empresa, tendo hoje o conhecimento como um capital. Empresas vêm utilizando desse modelo como ferramenta de crescimento que é nutrido pela inovação continua.
2 – Evoluções do mundo do trabalho
1ª onda - Revolução Agrícola:
Caracterizou-se pelas atividades no setor rural. É a exploração do setor primário da Economia, com o homem e sua família satisfazendo necessidades essenciais (trabalho, lazer, informação, convívio...). O trabalho artesanal, com experiências empíricas onde o capital era a terra e o modelo era Gestão Familiar
2ª onda – Revolução Industrial:
Surge então o capitalismo, o trabalho então era a forma de gerar capital, porem a poder ficava centralizado nas mãos dos empresários. Com a Revolução Industrial havia necessidade de uma produção em massa, que focava a padronização e ênfase nas tarefas, trabalho eficiente e eficaz. Uma produção massiva era cobrada tornando os trabalhadores em maquinas humanas que eram sujeitos a um modelo de gestão opressora, com visão nos lucros sem poupar o ser humano, com punições e ameaças, fazendo uso do poder como encarregado e recompensando a produtividade. Taylor cria a Gestão Científica.
...