Gestão de pessoas e qualidade de vida.
Por: 03bia • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
EDSON SOUZA PINTO
GESTÃO DE PESSOAS E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO CONTEXTO DO PODER LEGISLATIVO DO DISTRITO FEDERAL
Trabalho acadêmico realizado como reposição para a pós de Gestão, Auditoria e Finanças nas Faculdades Integradas de Diamantino-FID. Profª. Ms.: Sônia Aparecida da S. de L. Pires. |
Diamantino-MT
2014
Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho no Contexto do Poder Legislativo do Distrito Federal. Autora: Helena Karla Barbosa de Lima.
A autora realizou o trabalho com o intuito de verificar através de referencial teórico, pesquisas bibliográficas e de campo, entrevistas, entre outros, se a correlação de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho da Câmara Legislativa do Distrito Federal condizia com o que era oferecido aos funcionários pelo mesmo. A autora usou também de relatos de diversos autores. Na introdução a autora enfatiza o conceito, surgimento e importância da Gestão de Pessoas e a urgente necessidade de um inovado modelo de gestão, onde as pessoas passam de meros recursos organizacionais a indivíduos com emoções e necessidades humanas. Enfatiza também o surgimento do tema Qualidade de Vida no Trabalho. Ao transcorrer do texto a autora apurou que os servidores inicialmente possuíam diversas reclamações referentes às instalações físicas, às exigências cognitivas, assim como quanto aos aspectos de gestão. Portanto procurou meios que a fizesse compreender os motivos de tais descontentamentos. Foram usados na pesquisa somente funcionários concursados (efetivos). Os mesmos possuem um atributo que os distinguem dos demais: dispõem de estabilidade no emprego e, geralmente, altos salários, fatores associados à Qualidade de Vida no Trabalho. Porém apesar desse atributo, a realidade do trabalho desses indivíduos nem sempre é o que se prega a maioria das pessoas. Uns dos itens de descontentamento dos servidores são: mobiliário indevido para o local de trabalho, ambiente e espaço físico desconfortável e inadequado e condições de trabalho precárias. Há também problemas de Gestão, pois reclamaram por trabalhar sob pressão, ritmo de trabalho acelerado e número de servidores insuficientes para o serviço. Através dessas e outras insatisfações que não foram descritas, subentende-se que a Câmara Legislativa do Distrito Federal em determinadas vezes deixa a desejar nos fatores de Relações Socioprofissionais, de Organização de Trabalho, e de Condições de Trabalho, influenciando negativamente na Qualidade de Vida dos funcionários. Tais fatores precisam de cuidados emergenciais, pois comprometem o Bem-estar no trabalho e põem-se em risco a saúde mental e física dos servidores.
...