A questão do indígena no brasil contemporâneo
Por: biiarodriguesss • 1/5/2017 • Monografia • 311 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
A questão do indígena no brasil contemporâneo
O preconceito com o indígena começou quando os portugueses chegeram ao brasil. “sem fe,sem lei e sem rei” foram as palavras de pvc ao rei sobre os nativos, e isso deu inicio ao longo período de desrespeito e exploração dessa etnia que ainda é visto no brasil comtemporaneo.
Não se foi índio, se é índio. O problema atual é que a maioria das pessoas pensa que ser índio é apenas viver numa oca, dançar pela chuva e não usar roupas.por isso é difícil assimilar que um indígena usa celular, faz faculdade e pode viver na cidade já que essa etnia foi envolta num preconceito de animalização e atraso. O modo “animalesco” surgiu quando os europeus quiseram domesticar os índios de modo a explorá-los e impor a eles a fe católica; já o atraso está ligado ao fato de viverem da natureza e de maneira coletiva sem estar ligada ao capitalismo.
So aqui chegar primeiro não é sinônimo de posse. Quando resolveram tornar do brasil uma colônia portuguesa os colonizaradores nao se importaram com o povo que aqui estava. Mandaram caçar, matar ou escravizar a todos que interferissem nesse processo de expansão e isso ainda é visto. Atualmente , poucos são os índios que não vivem em constante luta para que seu espaço não seja invadido por prédios ou rodovias, um caso recente foi a reserva indígena do morro dos cavalos que confrontou durante anos para que as rodovias não passassem pelo domínio da reserva. Além de luta por terra, é frequente a luta pela vida. Varios são os relatos de pessoas que foram perseguidas pelo simples fato de serem indígenas.
Mesmo a constituição dando amparo ao indígena , e o Estado trabalhando para inclui-los em sociedade sem discrepância , a população ainda possui uma trava reserva a essa etnia.
...