A Área Financeira
Por: GabiBBSelbach • 17/6/2022 • Monografia • 862 Palavras (4 Páginas) • 131 Visualizações
2.4 ÁREA FINANCEIRA
De acordo com E.C.Silva (2009), a administração, ou gestão financeira, compreende em gerenciar recursos financeiros de pessoas físicas ou jurídicas, buscando alcançar uma performance de sucesso nos retornos do capital investido.
Chiavenato (2022, p.01) diz que “nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial nem pode funcionar sem um capital de giro, para garantir suas funções cotidianas. O dinheiro é o motor dos negócios. Sem ele, não há vida empresarial.”
Segundo E.C. Silva (2009, p.11) “as funções financeiras podem ser de curto e longo prazos. As funções referentes a curto prazo incluem a administração do caixa, do crédito, das contas a receber e a pagar, dos estoques e dos financiamentos de curto prazo.”
Já as funções financeiras de longo prazo, Silva E.C. Silva (2009, p.11) diz que “incluem as decisões financeiras estratégicas, como, orçamento de capital, estrutura de capital, relacionamento com investidores etc.”
2.4.1 Estrutura Organizacional da Área Financeira
Conforme Chiavenato (2022), a Gestão Financeira é a área que abrange as decisões vitais da empresa, onde quase sempre uma diretoria é subordinada diretamente ao diretor-presidente da empresa.
Abaixo, temos a representação figural da estrutura organizacional financeira de uma empresa:
Figura 15 - Estrutura Organizacional da Área Financeira
Fonte: CHIAVENATO, (2022, p 15), disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786559772902/epubcfi/6/24[%3B acesso em junho de 2022.
2.4.1.1 Controladoria
Responsável por assessorar a área financeira. Responsável pelo controle contábil geralmente organizado em: Contabilidade, Planejamento e Controle Orçamentário e Auditoria. (CHIAVENATO, 2022).
Contabilidade: Responsável pela constante avaliação da situação econômico-financeira, servindo de base para as futuras decisões financeiras da empresa. (CHIAVENATO, 2022).
Planejamento e Controle Orçamentário: Responsável por avaliar e planejar todas as despesas da empresa, permitindo reparações em gastos futuros. (CHIAVENATO, 2022).
Auditoria: Analisa e confere a confiabilidade dos procedimentos contábeis, indicando procedimentos que devem ser adotados para evitar futuros erros. (CHIAVENATO, 2022).
2.4.1.2 Tesouraria
É o órgão que obtém entrada e saída de recursos financeiros, mantendo contato com um público externo, ou seja, empresas fornecedoras de materiais, de serviços, bancos, clientes, etc. (CHIAVENATO, 2022).
Relações Bancárias: Responsável pelo relacionamento entre bancos e instituições financeiras, seja para obter empréstimos, financiamentos ou realizar aplicações como uma forma de investimentos. (CHIAVENATO, 2022).
Contas à Pagar: Planeja e executa as contas de curto, médio e longo prazo a serem pagas pontualmente e conforme acordado, para não sofrer nenhum prejuízo. (CHIAVENATO, 2022).
Caixa: Setor responsável tanto pela entrada como saída de dinheiro, ou seja, recebimentos e pagamentos da empresa. (CHIAVENATO, 2022).
Ainda segundo Chiavenato (2022), existem três tipos de decisões que são fundamentais na gestão financeira:
Orçamento de capital: consiste
...