A Ética Organizacional
Por: Derick08 • 9/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 755 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
1-Ética e Ética Organizacional:
Ética: sf (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; deontologia. 3 Med Febre lenta e contínua que acompanha doenças crônicas. É. social: parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade. (Dicionário Michaelis)
A ética é bem-vinda em qualquer ocasião da vida de uma pessoa, porém, daremos ênfase ao âmbito profissional.
Uma empresa que trabalha pautada na ética, sempre terá vantagens em relação as que não o fazem. A ética serve para guiar o líder em suas decisões e para amparar suas escolhas de acordo com os valores morais e conduta da empresa.
Ética Organizacional:
Ética Organizacional ou Ética Empresarial como também é chamada, é utilizada para estabelecer deveres e regras para o desempenho das atividades profissionais e também regras e deveres para relacionamento com os clientes e todas as demais pessoas. Cada empresa possui um perfil próprio, ou seja, cada empresa possui um Conjunto de Regras especificas às suas necessidades.
O objetivo da Ética Organizacional é o respeito ao ser humano, bem como as suas particularidades, para que todos os envolvidos trabalhem interagindo e de forma integrada; quando a equipe se compromete empenhados em uma ação comum, agindo com dignidade e compromisso, o sucesso com certeza é obtido.
2-Diferença entre Ética e Moral:
Moral: adj (lat morale) 1 Relativo à moralidade, aos bons costumes. 2 Que procede conforme à honestidade e à justiça, que tem bons costumes. 3 Favorável aos bons costumes. 4 Que se refere ao procedimento. 5 Que pertence ao domínio do espírito, da inteligência (por oposição a físico ou material). 6 Diz-se da teologia que se ocupa dos casos de consciência. 7 Diz-se da certeza que se baseia em grandes probabilidades, e não em provas absolutas. 8 Diz-se da atitude ou comportamento de quem está perturbado, confuso ou embaraçado por qualquer circunstância. 9 Diz-se de tudo que é decente, educativo e instrutivo. sf 1 Parte da Filosofia que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe. 2 Conjunto de preceitos ou regras para dirigir os atos humanos segundo a justiça e a equidade natural. 3Tratado especial de moral. 4 Conclusão moral que se tira de uma fábula, de uma narração etc. 5 Lição de moral. 6 Modo de proceder. 7 As leis da honestidade e do pudor. sm 1 Conjunto das nossas faculdades morais. 2 Disposição do espírito, energia para suportar as dificuldades, os perigos; ânimo: O moral das tropas. Com moral alto. 3 Tudo o que diz respeito ao espírito ou à inteligência (por oposição ao que é material). M. cristã: a moralidade que em si contém os preceitos evangélicos. M. de funil: moral liberal e ampla para uns, mas restrita e apertada para outros. M. em ação: o ensino da moral através de exemplos. M. pública: designativo dos preceitos gerais de moral que devem ser observados por todos os membros da sociedade. (Dicionário Michaelis)
...