A Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: sontosthaine • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 215 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera São Bernardo do Campo
Nome | Liliane da Conceição Oliveira |
RA | 3775766797 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera São Bernardo do Campo
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Passo 3:
Neste momento, você deverá estruturar seu texto com a elaboração de argumentos que vão embasar sua defesa. Utilizando-se dos resultados obtidos a partir dos Passos 1 e 2, você deverá criar um texto, entre 3 e 5 páginas (fonte Arial 12, texto justificado, espaçamento 1,5), estruturado da seguinte maneira:
- Introdução: breve contextualização sobre o tema.
- Justificar por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.
- Expor possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.
- Expor possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores.
- Expor possíveis impactos na performance do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa.
- Considerações finais.
- Referências bibliográficas utilizadas.
Importante: Seu texto deverá ser cuidadoso no sentido da coerência das idéias e solidez dos argumentos. E lembre-se: você terá liberdade para posicionar-se frente ao assunto, mas suas idéias deverão demonstrar embasamento teórico, argumentos coerentes e idéias originais.
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 12 dez. 2014.
No objetivo de responder a seguinte questão: será que existe uma profissão certa para cada pessoa? Irei dissertar sobre as condutas éticas de cada profissional associada as suas crenças e valores que muitas vezes podem ou não estarem de acordo com o esperado pela organização.
Pude observar através dos estudos propostos que cada profissional age de maneira particular e que escolhe a organização onde deseja trabalhar de acordo com suas prioridades e necessidades, então, se esta organização não atende as expectativas deste profissional, acaba gerando frustração e desentendimentos. Isto também pode ocorrer de maneira inversa, quando o profissional não encaixa no perfil que a empresa precisa. Sendo assim, é necessário que o profissional realize uma pesquisa prévia sobre a organização, observando quais suas atitudes perante o mercado, quais suas condutas, e se estas estão de acordo com o que deseja.
Conhecer a si mesmo é também o ponto chave para obter sucesso em qualquer escolha (profissional ou pessoal), pois através da auto-avaliação é possível listar quais as crenças e valores que não poderão ser ignorados independente da situação. Através de ações como estas, é possível escolher de maneira assertiva o local e ambiente de trabalho que serão saudáveis para ambas as partes. A carreira profissional preenche parte significativa de nossas vidas, e através dela é possível adquirir conhecimento em diversas áreas, desenvolvendo habilidades, como por exemplo, trabalho em equipe, tomada de decisão, perfil de liderança, etc., e também gera amadurecimento em vários aspectos que vão além do ambiente de trabalho, por isso a importância de estamos realizados e satisfeitos com a organização que escolhermos.
Em contra partida, as empresas estão cada vez mais exigentes quanto a avaliação e escolha de seus profissionais para que estejam de acordo com o perfil proposto. Isto acontece, por que no mundo globalizado onde há preocupação com ações sustentáveis e com a visão transmitida a sociedade, é preciso que os profissionais acompanhem este desenvolvimento e vistam a camisa da empresa de maneira a contribuir para o alcance de sua missão, visão e valores.
A partir destas informações, e utilizando a Petrobrás como empresa exemplo, vou descrever o que ocorre quando o perfil e padrão ético do profissional são divergentes das crenças e valores da organização.
A Petrobrás mostra ser uma empresa que age de maneira ética e transparente com seus investidores, sociedade e trabalhadores, respeitando cada individuo e suas particularidades, propondo o desenvolvimento social e econômico através de ações sustentáveis, utilizando a tecnologia para facilitar e inovar suas atividades e criando planos contra a corrupção, como por exemplo, o chamado PPPC (Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção).
Seguindo este perfil, entendo que profissionais que abusam de sua posição (cargo), dentro da organização para ter vantagem, roubando ou desviando recursos da empresa, não se enquadram no perfil esperado pela Petrobrás; profissionais que agem de maneira racista, desrespeitando seus parceiros de trabalho; profissionais que camuflam o real resultado financeiro da empresa, divulgando informações incorretas para sociedade, profissionais que não contribuem com ações sustentáveis; profissionais que não aceitam mudanças e não gostam de utilizar tecnologias como ferramenta de trabalho. Todos estes perfis não se enquadram com os objetivos e crenças que a empresa Petrobrás propõe.
...