A Ética e Responsabilidade Social
Por: Rilene Leandro • 9/4/2017 • Seminário • 316 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Vantagem competitiva - Algumas empresas percebem que o governo pode ser uma fonte de vantagens competitivas. As politicas públicas podem evitar ou limitar a entrada no setor de novos concorrentes domésticos ou estrangeiros. O governo pode subsidiar empresas concordatárias ou prover isenção de impostos para outras empresas. Patentes federais podem proteger produtos e tecnologias. Se aprovada, a legislação pode apoiar preços em setores paga garantir lucro.
Legitimidade Empresarial - As empresas são legitimas se seus objetivos, propósitos e métodos são consistentes com os da sociedade. Elas devem ser sensíveis às expectativas, sob a forma de normas sociais, leis, regulamentações, que controlam seu comportamento. As empresas enfrentam ameaças que desafiam a legitimidade de sua existência e ações. As atividades destinadas a contes os desafios à legitimidade da organização são chamadas de defesa de domínio, são destinadas a fortalecer o direito da empresa de operar livremente. A defesa de domínio resultado de empresas que agem em próprio interesse se comportando de forma socialmente responsável para melhorar sua legitimidade.
Estratégias para influenciar o ambiente político - O departamento de assuntos públicos de uma empresa monitor os eventos e tendências-chaves no ambiente politico e social, analisa seus efeitos sobre a organização, recomenda-se respostas empresariais apropriadas e implementa as estratégias politicas. Melhora a credibilidade de uma organização, facilita respostas apropriadas e temporalmente adequadas.
Dependendo da necessidade da empresa, o departamento de assuntos públicos desempenha algumas atividades.
Gestão dos assuntos: identifica as ocorrências importantes e integra essas informações ao planejamento estratégico.
Relações governamentais: monitora os acontecimentos legais, avalia e tenta influir no curso das politicas.
Estratégias para influenciar o ambiente político - Relações públicas: comunicação entre organização e a mídia.
Relações internacionais: promove assuntos internacionais da empresa
Relações com investidores: sempre a cargo das comunicações da empresa com investidores
Contribuições empresariais: coordenas as contribuições da empresa para a comunidade.
Propaganda institucional: não se refere a produto e sim aumentar a percepção do publico para a empresa
...