A Ética e Responsabilidade Social
Por: KatiaLima84 • 9/6/2021 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
UNIJORGE
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
KATIA SANTOS DE LIMA
ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO
SALVADOR - BA
2021
KATIA SANTOS DE LIMA
ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Estratégia de Negociação.
Orientadora: LORENE PAIXAO SAMPAIO
SALVADOR – BA.
2021
ESTUDO DE CASO SOBRE UM CONFLITO NO RESTAURANTE BOM SABOR Situação problema:
Ao chegar à cozinha do restaurante Bom Sabor, João, o chef, presenciou duas das suas cozinheiras discutindo por causa de uma abóbora. Uma delas queria muito as sementes para preparar uma receita especial, enquanto a outra desejava fazer uma sopa com a polpa da hortaliça.
Você deverá propor dois desfechos para esse caso, sendo um que configure uma negociação distributiva e outro uma negociação integrativa, seguido de uma análise comparativa entre ambas.
Procedimentos para elaboração do TD:
1. Propor dois desfechos para esse caso, sendo que um deverá configurar uma negociação distributiva e outro uma negociação integrativa. 2. Apresente uma análise comparativa entre os dois resultados possíveis propostos, apontando vantagens e desvantagens de ambos. 3. Organize seu TD na forma de texto com introdução, desenvolvimento dos desfechos solicitados e conclusão com a análise comparativa, em, no máximo, 02 laudas. 4. Seu trabalho deverá conter capa, introdução, desenvolvimento e conclusão, fonte Arial 12, espaçamento simples. 5. Atenção à apresentação de citações de autores no corpo do texto bem como das referências bibliográficas ao final do seu trabalho, que deve atender às normas ABNT6023. Desfecho 1: O chef do referido restaurante “Bom Sabor”, intermedia a situação e verifica qual dos pratos escolhidos pela cozinheira é o mais bem aceito entre o publico que o frequenta, e entrega a abobora para a que escolheu o prato mais bem demandado. Classificando esse desfecho, como uma solução distributiva. Desfecho 2: Ao entrar na cozinha do restaurante, o chefe de imediato percebe que não existem motivos para aquela discussão, uma vez que uma das receitas usa apenas a semente e a outra só utiliza a polpa. Ele então retira as sementes da abóbora e entrega para a cozinheira que deseja fazer o prato especial e a polpa para a cozinheira que deseja fazer a sopa. Classificando esse desfecho como uma negociação integrativa. Conclusão: Situações que envolvam negociação estão diariamente presente em nosso cotidiano, vivemos em um mundo cheio de comercializações, seja ela por objetos ou situações. É necessário habilidades para tomadas de decisões, desse modo a pessoa que possui domínio em decisões coerentes acaba somando ponto positivos e vantagens para ela e para as organizações que elas representam. No desfecho um, onde tivemos uma negociação distributiva, foi levado em consideração o resultado financeiro que poderá ser obtido com a venda do prato mais pedido no restaurante, sem que fosse analisado o outro lado da negociação. Já no desfecho dois, onde foi possível ter uma negociação integrativa, foi analisado a vantagem de não ocorrer desperdício e garantido a satisfação dos profissionais envolvidos. Embora sejam dois tipos de negociação destintas, muitas das vezes elas podem ocorrer simultaneamente, sendo distributiva até um ponto e passando a ser integrativa em outros aspectos. Compreender o ponto chave para a mudança e retirar o melhor da situação exposta. Referências: https://blog.fundace.org.br/negociacao-distributiva-e-integrativa/ |
...