A ética nas negociações
Por: Jady Gonzalez • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 174 Visualizações
A Ética nas Negociações
Para o professor Gutiérrez, são vários os fatores que levam à emergência de preocupações éticas na sociedade: uma reação diante de uma crise moral, a necessidade de uma humanização, o fato de que a globalização significa uma integração nos sistemas culturais, além de intensa alteração nos valores pessoais.
Os interesses econômicos e o emprego excessivo de métodos para resolver processos decisórios, deixaram em segundo plano as questões morais.
Segundo algumas pesquisas, as empresas que pensam no lucro e não na ética, vão a falência rapidamente. A ética é universal, e dita para uma sociedade ou um grupo, regras sobre o comportamento humano. As organizações possuem um código de ética para evitar egoísmos entre executivos e orientá-los em seu comportamento. O colaborador deve estar de acordo com o código de ética da empresa. Se não fosse a ética, as empresas estariam cheias de oportunistas. Para Srour, quando se fala de ética, fala-se de pessoas éticas. E diz que ética é o agir direito sem prejudicar alguém.
Ética é a filosofia que estudar o comportamento humano em sociedade, e é o processo de troca em uma negociação. Ela é importante em uma negociação, pois assim, os relacionamentos duradouros acontecerão. Muitas pessoas não são verdadeiras em uma negociação, e enganam os outros. Um negociador honesto demais, ou desonesto, não é um bom negociador.
Em uma negociação, existem comportamentos éticos e antiéticos. Um exemplo de comportamento ético é respeitar os interesses do oponente, um exemplo de comportamento antiético é utilizar informações falsas a favor próprio.
Segundo Wells e Spinks, os comportamentos antiéticos são ações injustas contra algo; normalmente acontecem por pressão exercita sobre a pessoa.
Pessoas que vão contra a ética, pensam somente nos resultados, e não se importam com o caminho que irão percorrer. Na negociação o comportamento antiético é exercido sobre a informação, manipulando-as; isso gera a negociação ganha-perde. Na negociação não existe um padrão do que é ético ou não, cabe aos negociadores analisarem por si próprios; isso causa um alto risco nas negociações, pois ninguém sabe o que o outro é capaz de fazer para que seu objetivo seja alcançado. Lewick, Hiam e Olander propõem uma matriz de análise dos comportamentos éticos, na qual há quatro possibilidades básicas:
- Comportamentos que não são éticos nem legais.
- Comportamentos que são éticos, porém não são legais.
- Comportamentos considerados legais, porém não éticos.
- Comportamentos que são legais e éticos, segundo os padrões daquele grupo.
As vezes os objetivos de uma negociação são alcançados, mas de uma forma incorreta; isso reflete na cultura da empresa e no modo que o profissional trabalha. Conquistar uma posição no mercado é difícil, e qualquer deslize pode gerar perdas; por isso nas negociações deve-se ser cuidadoso e respeitar a ética.
Uma organização empresarial pode afetar os valores éticos nos processos de negociação. Para Bulgarelli, a empresa é uma atividade econômica organizada, constituída por três componentes básicos: empresário, estabelecimento e atividade.
Para Lamy e Pedreira, a empresa é um lugar onde a maior parte das escolhas comanda o desenvolvimento econômico, a empresa deve satisfazer seus empregados e consumidores.
Para que a empresa entenda sobre ética, o pensamento de Moreira deve ser utilizado, esta ressalta a importância da ética no relacionamento entre a empresa e seu ambiente. Para vários autores, a ética é o único modo de obter lucros com respaldo moral.
Uma empresa que se preocupa com a ética paga seu fornecedor com justiça. É importante que a empresa saiba calcular os lucros, obedeçam às leis, tenha um comportamento ético e se envolva em alguma forma de filantropia que beneficie as comunidades nas quais se inserem. Além disso, a empresa deve saber lidar com as mudanças em relação a questões éticas.
Segundo Denny, a empresa não é somente um meio de obter lucro, ela é composta por seres humanos, e estes, necessitam de um líder, e um tempo para desenvolver as atividades. Para Ferrel, Fraedrich e Ferrel, a administração deve cuidas das questões éticas.
Segundo a ética, uma empresa pode criar normas exigindo que os funcionários ajam com lealdade e dedicação. Moreira afirma que os procedimentos éticos facilitam a parceria empresarial, isso acontece em função do respeito entre os colaboradores.
As negociações dentro das empresas ocorrem todos os dias, basta duas partes tentarem decidir algo, e achar coisas em comum em um determinado assunto. Muitos acham que se pode obter mais do que deseja em uma negociação, mas isto esta errado, pois a outra parte não sairá satisfeita por completo, e a negociação torna-se ganha-perde.
...