ADM PROJETO INTEGRADO
Por: Cleidiane S. Prates • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.469 Palavras (6 Páginas) • 436 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI[pic 2]
ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
Química Aplicada à Engenharia
IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BASICAS UTILIZANDO INDICADORES QUÍMICOS E O pH-METRO
José Caires, 20579767
Jorge Melo, 20601753
Jeone Ferreira, 20577943
Rafael Dalcim, 20606017
Professor: Daiana Maria Furlan
São Paulo, 8 de Abril de 2015
Sumário
- INTRODUÇÃO
- OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
- MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
3.2 MÉTODOS
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- CONCLUSÕES
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
- INTRODUÇÃO
Química é a ciência fundamental experimental responsável pelo estudo da matéria e suas devidas transformações, sendo também responsável pelo estudo da energia que envolve essas transformações.
A química esta muito ligada com nosso cotidiano, sendo encontrada nos alimentos, plantas, comidas, bebidas, construções, combustíveis, as transformações em nosso organismo e em tudo que constituí o universo.
Um desses experimentos do qual a Química é responsável é a identificação da medida de acidez ou alcalinidade de uma solução, onde, pode ser feita através do uso de indicadores de pH (potencial hidrogeniônico) também chamados de indicadores ácido-base ou através da medida do pH da solução. O pH é uma escala de quantificação que vai de 0 a 14 fundamentada na quantidade de íons de hidrogênio que estão contidos em uma solução.
[pic 3]
Figura 1. Escala pH.
Fonte: http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/proj/970303002/Projecto/%E0cidobaseeph.htm
Um indicador pH ou ácido-base é uma substância que apresenta uma determinada coloração quando em contato com uma substancia ácida e outra coloração em meio básico ou alcalino.
Existem alguns indicadores e medidores de pH que podem ser utilizados e nos dizer sobre a acidez ou alcalinidade de uma solução podendo ser por exemplo o pH-metro (que é um aparelho basicamente constituído por um eletrodo e um circuito potenciômetro, que deve ser calibrado periodicamente para se garantir resultados fidedignos e serve para medir o pH), papel tornassol, solução de fenolftaleína e indicadores de ácido-base que nesse caso pode ser um indicador natural e pode ser encontrado em alguns vegetais, mas, dentre estes exemplos citados o mais utilizado em laboratórios para a realização do procedimento ácido-base é a solução de fenolftaleína.
O comportamento ácido-base é conhecido de longa data. O termo "ácido" e "sal" datam da antiguidade, e "álcali" da idade média e "base" do século XVII. Não é de se espantar que essas substâncias tão comuns ao nosso redor, venham sendo estudadas a tanto tempo.
- OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
O objetivo geral desse experimento é colocar algumas substancias em contato com o identificador de pH (potencial hidrogeniônico) dos quais foram utilizados: Fenolftaleína, fitas indicadoras industrializadas e o pH-metro, para saber qual das substâncias eram ácidas, básicas ou neutras.
2.2 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do experimento foram, através dos materiais necessários conseguir identificar qual a tonalidade da substância quando em contato com o indicador denominado solução de fenolftaleína exibe, fazer a leitura numérica aproximada do pH que as fitas indicadoras industrializadas exibem quando em contato com cada substância e comparar o pH das soluções de acordo com o pH-metro e sua escala numérica. Além de manusear adequadamente os instrumentos utilizados no laboratório, conhecer e compreender na pratica como se identifica a acidez, neutralidade ou basicidade de cada solução.
- MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
Instrumentos
- Béquer
- Estante de tubos de ensaio
- Tubos de ensaios
- Pipeta de Pasteur
- Pipeta Graduada
- Papel indicador ácido-base
- Ph-metro
- Pró-pipeta ou Pera
Substâncias
- Solução Ácido Clorídrico (HCl) 0,1 M
- Solução Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1 M
- Solução Hidróxido de Amônio (NH4OH) 0,1 M
- Solução de Ácido Acético (CH3COOH) 1M
- Água
- Solução de Fenolftaleína
3.2 Métodos
Primeiramente, foi separado uma estante contendo 5 tubos de ensaio e bandeja contendo o material necessário para a realização do experimento sendo; Solução de Fenolftaleína, Pipeta de Pasteur, pipeta graduada, papel indicador ácido-base e pró-pipeta e verificado se todos os objetos que entrariam em contato com a as soluções que ali estavam foram devidamente higienizados, para que não houvesse nenhum tipo de variável em relação ao resultado esperado. Com o auxílio dos béqueres foram coletadas determinas quantias das soluções de; Ácido Clorídrico, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Amônio, Ácido Acético e Água.
Dando continuidade retirou-se com o auxílio de uma pipeta dos béqueres, uma quantidade de cada substância sendo elas: Água, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, hidróxido de amônio e de ácido acético e encheu-se até a metade os tubos de ensaios separadamente com cada uma das substâncias e as nomeando para que não houvesse confusão nem tão pouco contaminação das substâncias.
Após ter sido realizada essa tarefa de separação de cada substancia foi adicionado 3 gotas de Fenolftaleína em cada um dos tubos de ensaio denominados "sistema" e anotadas as cores que ficaram após entrarem em contato com o reagente em questão.
...