ADM UNOPAR
Por: araquel • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 359 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
[pic 3]
Uruguaiana
2015
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso de Admistração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios.
Orientador: Marco Ikuro Hisatomi, Luiz Antonio gabriel, Alfredo Ribeiro de Almeida, Gisleine Fregoneze, Sebastião Oliveira.
Uruguaiana
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Benchmark
2.2 Definição do negócio
2.3 Análise do Mercado
2.4 Plano de Marketing
2. 5 Estrutura análitica do projeto
2. 6 Cronograma
2.7 Produção
2.8 Programa de Qualidade
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
Apos análise nas empresas do mesmo ramo vamos analisar o ambiente, ambas empresas atuam na comercialização de bebidas em geral. Estas organizações são a Bebidas Ody e a Bebidas Bortolazzo.
Para auxiliar os empresários existe o PMBoK, que é um guia de boas práticas. Nele são apresentados diversos processos e ferramentas, nos quais são usados de acordo com as necessidades da inseção de uma nova empresa na cidade.
Ao iniciar uma empresa, o cuidado com a logística e a produção também são de extrema importância.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Benchmark
A Empresa Bebidas Ody é um atacado e varejo que trabalha com diversos tipos de bebidas. Sua localização é muito boa – sendo um ponto comercial atrativo. Em contrapartida, alguns aspectos negativos foram observados, tais como: o ambiente é desorganizado, com pouca ventilação, pouca iluminação, as paredes externas e internas do depósito são mal apresentadas; as bebidas são mal alocadas, sendo que, há poucas prateleiras e utensílios inadequados para armazenamento; todo o material que esta para venda é desordenado; dentre os tipos de bebidas comercializadas não encontramos os sucos industrializados e encontramos apenas uma marca de refrigerante light ou diet.
O fluxo de vendas aparenta ser bom e o negócio possui um grande atrativo que é a venda de bebidas de forma consignada, ou seja, as pessoas recebem uma determinada quantia de bebidas, principalmente para uso em eventos e festas e podem devolver a quantidade não consumida.
A organização possui poucos funcionários e seu atendimento aos clientes é demorado e realizado por pessoas despreparadas, o proprietário é o próprio administrador do negócio. A empresa encontra-se bastante tempo no mercado, tem uma boa oportunidade de crescimento, mas não possui ambição para o crescimento empresarial.
A empresa Bebidas Bortolazzo, a qual tem a finalidade de distribuir na cidade produtos da fabrica Schincariol. Distribui, ainda, outras sub marcas as quais envolvem cervejas, refrigerantes, sucos e água mineral desta mesma fábrica. Esta situação requer um contrato de fidelidade ao fornecedor, o qual é renovado em determinado período.
Foi possivel perceber que esta empresa detém uma parceria estratégica muito boa à vitalidade do negócio, seguindo rigores padronizados da fábrica e por isso, deve manter um padrão nos seus processos administrativos que envolvem a comercialização como um todo.
As atividades de carregamento e descarga de produtos são exercidas num local bem amplo, sendo o seu pátio um espaço muito bom para o trânsito de caminhões que efetuam manobras e escoam os produtos até os depósitos.
O ambiente no qual estão localizados alguns setores que realizam atividades administrativas é iluminado, bem higienizado. Após a visita, ficamos com a impressão de que o clima de trabalho, a comunicação e interação entre os funcionários são os melhores possíveis.
2.2 Definição do negócio
Um ótimo local para se investir num negócio é a nossa cidade, Propoem-se a implantação da Vinícola Vinoeste, na cidade de Uruguaiana, pelo fato da mesma estar localizada no meio rural distando 45km da cidade, fazendo- se necessário para o desenvolvimento, crescimento empresarial e tornando viável um diferencial competitivo para aproximar os produtos do consumidor final.
Dentre os sete sócios da empresa, percebemos que em torno de 67% têm o perfil de Administrador e 33% têm o perfil de Empreendedor. Pode ocorrer um aumento do perfil de empreendedores porque ao apresentarmos o plano de negócios, podemos conquistar algum investidor. Este, com certeza, vai ter uma visão diferenciada.
2.3 Oportunidades
Em primeiro lugar busca-se atingir a comunidade local como um todo na apreciação dos produtos da vinícola, em seguida expandir para o MERCOSUL, visto a cidade fazer fronteira com a Argentina e o Uruguai.
A Vinícola Vinoeste disponibiliza para comercialização além de diversas bebidas como espumantes,refrigerentes, mas com o foco nos produtos comercializados na região: vinhos, sucos de uva, doces caseiros, embutidos, tendo como produto principal o vinho, estando agregado a estes produtos, embalagens especiais para presentes e datass comemorativas.
Visando o crescimento da empresa pretendemos criar em nossa empresa uma frota para transporte, a qual contribuirá na redução dos custos logísticos. Sendo assim, possuiremos uma enorme vantagem competitiva: entregaremos os produtos aos clientes com um menor preço que os dos concorrentes, conquistando o mercado.
2.3 Análise do Mercado
É um ramo de negócios bastante concorrido onde há uma gama de indústrias e fornecedores dos mais diversos tipos de bebidas. Em compensação é uma oportunidade ímpar de investimento porque estamos prestes a conquistar novos clientes, partindo do pressuposto de que sabemos quais as necessidades das pessoas neste ramo comercial.
...