ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALARIOS E BENEFÍCIOS, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO, GESTÃO DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO DESEMPENHO.
Por: EMMANUEL2005 • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.085 Palavras (17 Páginas) • 879 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte Unidade I
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLIGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROINTER IV
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALARIOS E BENEFÍCIOS, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO, GESTÃO DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO DESEMPENHO.
Belo Horizonte – MG
2016
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Unidade BH 1 – Gestão de Recursos Humanos 3º Período
Flávia Dias Almeida RA: 1299122236
PROINTER IV
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALARIOS E BENEFÍCIOS, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO, GESTÃO DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO DESEMPENHO.
Atividades programadas e supervisionadas apresentado ao curso de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de formação superior, ministrado pelos Tutores: Presencial Fabricio Gonzaga e EAD Karine Menvius.
TUTORES: FABRICIO GONZAGA E EAD KARINE MENVIUS
BELO HORIZONTE – MG
2016
INDICE
- RESUMO ......................................................................................................4
- INTRODUÇÃO ..............................................................................................4
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA ......................................................................10
- DESENVOLVIMENTO: DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL ATRAVES DO QUESTIONARIO .........................................................................................11
- CONCLUSÃO ............................................................................................15
- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .........................................................16
- RESUMO
Este trabalho tem como objetivo colocar em pratica a aplicação dos conceitos apresentados pelas disciplinas norteadoras aprendidas em sala de aula, consolidando o conhecimento, em Administração de Cargos, Salários e Benefícios; Educação Corporativa; Gestão do Conhecimento; Gestão do Desempenho e Treinamento e Desenvolvimento.
Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada pesquisa na empresa Lojas Riachuelo S/A filial 167 Minas Shopping.
- INTRODUÇÃO
O investimento no capital humano é sem duvida uma das vertentes que levam as organizações a se destacarem no mercado.
Atualmente é imprescindível a atuação do RH nas empresas, pois esta área atua diretamente para se alcançar o desenvolvimento e aumento na qualidade de vida do capital humano, fazendo com que as empresas se tornem competitivas e atraentes, e para isso se trabalha as diversas áreas de conhecimento que compõe o RH sendo que dentre elas estão a Administração de Cargos, Salários e benefícios, Educação Corporativa; Gestão do Conhecimento; Gestão do Desempenho e Treinamento e Desenvolvimento. Podemos começar com a importância de se trabalhar Cargos, salários e benefícios onde esta ocupa uma posição estratégica no que se diz respeito a administração dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar a seus colaboradores um ambiente de motivação e produtividade, gerando assim expectativas de crescimento profissional e eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou insatisfação de seus funcionários.
Segundo Pontes (2011),
“ ...o plano de cargos é salario e o conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir na empresa com relação a seu trabalho...”. Pontes (2011),
4
Existem duas excelentes teorias que auxiliam no entendimento da questão motivacional humana, “Hierarquia das Necessidades”, de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto- realização. Abraham Maslow diz que o homem sente motivado a partir do momento em que suas necessidades encontram-se supridas de uma forma hierárquica, Maslow às organiza de tal forma: auto realização, autoestima, sociais, segurança e filosóficas.
Frederick Herzberg, diz que a motivação pode ser alcançada através de dois fatores:
Higiênicos: estímulos externos que são capazes de melhorar o desempenho e a ação dos individuas, mas não tem capacidade suficiente para motivá-los.
Internos: sentimentos gerados e adquiridos dentro de cada pessoa, a partir do reconhecimento e auto realização desenvolvidos por via de seus atos.
Associando estas teorias com a questão salarial, é possível observar que, o salário, de forma indireta, está relacionado com a satisfação das necessidades humanas. Os seres humanos desejam possuir dinheiro, para que possam realizar e suprir todas as suas necessidades.
Seguindo com as áreas de conhecimento de RH não podemos deixar de salientar a importância do Treinamento e do Desenvolvimento dentro das empresas, pois segundo Marras (2009, p. 145):
"treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente a execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho" Marras (2009, p. 145)
Ou seja, é uma ferramenta utilizada para transmitir conhecimento técnico e conceitual de um determinado bem ou serviço desenvolvido. O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) de cada trabalhador, uma vez que implementa ou modifica a bagagem particular de cada um.
...