AEROPORTOS, PORTOS E HIDROVIAS
Por: Rafaela Miranda • 3/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 341 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS[pic 1][pic 2]
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Bianca Estavarengo
Millena Marinho
Rafaela Miranda
AAEROPORTOS, PORTOS E HIDROVIAS
Trabalho prático
Palmas – TO
2016
SUMÁRIO[pic 3][pic 4]
INTRODUÇÃO....................................................................................... 02
1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO............................................03
2 MEDIDAS DE CONTROLE.......................................03
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................17
INTRODUÇÃO
Privilegiada pela natureza, a cidade de Navegantes foi fundada em 26 de agosto de 1962. É um município brasileiro do estado de Santa Catarina distante 91km da capital e faz parte da mesorregião do Vale do Itajaí e da microrregião de Itajaí (Balneário Piçarras, Ilhota, Itajaí, Luiz Alves e Penha).
Sua localização é estratégica entre o Rio Itajaí Açú e o Oceano Atlântico, ao norte com Penha e Balneário Piçarras, ao oeste com Ilhota e Luiz Alves, ao leste com Oceano Atlântico e Sul com Itajaí, separados territorialmente pelo largo rio Itajaí-Açu. O acesso rodoviário pode ser pela BR-101 (via BR-470 e SC-413) ou a Avenida Cirino Adolfo Cabral (divisa com Penha). Além destes, conta com travessia do Rio Itajaí-Açu através do Ferry-Boat (Centro/Navegantes e Centro/Itajaí) e Balsa (Porto das Balsas/Navegantes e Barra do Rio/Itajaí).
O objetivo deste trabalho será a caracterização da área de estudo envolvida bem como definir os objetivos estratégicos para a região e os elementos conceituais do projeto. Assim, a ampliação do terminal portuário para atender a demanda de carga pesqueira tornará Navegantes uma cidade referência no transporte nacional e internacional.
1 CARACTERIZAÇÃO GERAL
A pesca, a construção civil, naval e a logística em transporte constituem as principais atividades da cidade, graças à localização estratégica. O porto considerado um dos mais modernos da América Latina juntamente com o porto de Itajaí formam o complexo portuário com o segundo maior crescimento no mundo. O aeroporto internacional de Navegantes representa a segunda maior movimentação de passageiros do estado e a maior movimentação de cargas do Estado.
Atualmente, Navegantes é um dos municípios mais próspero e importante de Santa Catarina. É o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescado da América Latina e possui Aeroporto Internacional, o segundo maior de Santa Catarina. O Terminal Portuário de Navegantes-PortoNave, considerado um dos mais modernos e equipados do País, contribuí imensamente para o crescimento econômico da cidade e região.
Aspectos físicos
O Município de Navegantes possui uma área superficial de 112,029km² a uma latitude de 26° 53’ 56" Sul e uma longitude de 48° 39’ 15" Oeste. A altitude média de Navegantes, em seu núcleo urbano, é de 12 metros acima do nível do mar com território predominantemente plano.
O relevo do território municipal é caracterizado por duas unidades topográficas distintas:
a) Topografia movimentada: formada pela Serra Litorânea composta por terrenos cristalinos na parte norte do município onde se destacam diversas elevações que recebem a denominação regional, tais como: Serra do Morro Alto e Serra da Garuva. Além de uma série de colinas com denominações locais, como: Morro das Pedreiras e Morro da Pedra Grande.
b) Planície Quaternária: Ingredientes da planície Costeira, constituída principalmente de sedimentos fluvio-marinhos.
A vegetação predominante é a Mata Atlântica Tropical a qual apresenta uma cobertura vegetal pouco densa, constituída principalmente de arbustos e restingas. No interior do município, se verificam as maiores concentrações que variam entre 25 e 30 metros, principalmente nas serras e encostas.
O clima do município é úmido no inverno e seco no verão assim caracteriza-se como Subtropical mesotérmico úmido com oscilações entre 18°C e 30°C.
A principal bacia hidrográfica da microrregião a qual pertence Navegantes é o Rio Itajaí-Açú. O rio constitui um limite natural do município de Navegantes com o de Itajaí ao sul. A divisa da cidade, ao norte, com Penha é feita pelo Rio Gravatá. Ao Oeste, o Ribeirão do Baú finda território de Navegantes com a cidade de Ilhota e o Rio Luiz Alves é o divisor de terras de Navegantes e Luiz Alves. Ao leste cercado pelo Mar (Oceano Atlântico).
Aspectos econômicos
Na zona rural desenvolve-se a criação de gados leiteiros e de corte, de suínos e aves. A agricultura baseia-se em na produção de arroz, banana, cana de açúcar, feijão, mandioca de farinha e hortifrutigranjeiro. O setor industrial destaca-se a construção naval, sendo o maior parque de estaleiros navais do Brasil (construção de pesca para o alto-mar) iates e baleeiras feitas de madeira. As indústrias alimentares produzem o peixe enlatados, defumado, salgado e prensado.
Navegantes é o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina, o primeiro do País e sedia a maior empresa brasileira de pescado, a CAMIL (antiga FEMEPE). O município conta com 40 estaleiros grandes e pequenos e já foi o segundo maior parque de construção naval do Brasil.
Produto Interno Bruto
Segundo dados disponibilizados pelo IBGE e pelo DATASUS, em 2012 o PIB catarinense atingiu o montante de aproximadamente R$ 1,5 bilhões, assegurando ao Estado a manutenção da 21ª posição relativa no ranking estadual, respondendo por 0,84% da composição do PIB catarinense.
Tabela 1 - Produto interno bruto a preços correntes de Navegantes no período de 2009-2012
Período (ano) | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 |
Produto Interno Bruto (R$ Milhões) | 912,034 | 1.148,420 | 1.238,923 | 1.488,419 |
Posição Estadual | 27º | 23º | 23º | 21º |
Fonte: IBGE, 2016
...