AMBIENTES DE NEGÓCIOS NO BRASIL
Trabalho acadêmico: AMBIENTES DE NEGÓCIOS NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zilli • 10/11/2014 • Trabalho acadêmico • 1.666 Palavras (7 Páginas) • 250 Visualizações
HEIRO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo do negócios e no universo contábil.4
2.2 Medida macroeconômica e medida microeconômica..................................4,5
2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil.....................................................................................................................5
2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia.........5,6
2.5 A carga tributária no brasil x inabilidades administrativas...........................6
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como finalidade apresentar o ambiente de negócios no Brasil vem aumentando muito, se expandindo para todos os lados. De certa forma é bem o que os grandes, médios, micros e pequenos empreendedores querem e precisam, uma área vasta de conhecimentos no que se refere ao ambiente de negócios. Neste caso, mudanças no que diz respeito a política e economia, tanto como Leis, decretos e tantos os outros meios que se abrange em forma rápida. Precisando então de medidas microeconômico e macroeconômico, suas influências no mundo contábil, os benefícios e a carga tributária no Brasil x inabilidades.
DESENVOLVIMENTO
2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo do negócios e no universo contábil.
As mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a
empresa entre outros:
A questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;
Os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
Dois bons exemplos disso:
- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;
- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
2.2 Medida macroeconômica e medida microeconômica.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas consequência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.
A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsónio, Oligopólio, Oligopsónio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.
Para Paul Krugman e Robin Wells, uma das principais questões da microeconomia é a busca da validade da intuição de Adam Smith, saber se os indivíduos na busca dos seus interesses próprios contribuem para promover os interesses da sociedade no seu conjunto.
2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil.
A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil o peso da indústria de transformação na economia nacional já foi na ordem de 30% nos anos 1970, hoje está na ordem de 20%
...