ANALISE DO FILME A FUGA DAS GALINHAS
Por: Shirley Souza • 22/10/2018 • Resenha • 2.045 Palavras (9 Páginas) • 994 Visualizações
FILME: A FUGA DAS GALINHAS
1) Pesquisar 2 tipos de estratégia mercadológica de dois autores diferentes.
- Analise SWOT- A Análise SWOT é uma ferramenta empregada na análise de cenários (ou de ambiente), normalmente para fundamentar a gestão e planejamento estratégico de uma empresa. Por ser uma ferramenta simples, é utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, de um blog a uma multinacional. Trata-se de uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
A Análise SWOT é um sistema que verifica e auxilia no posicionamento estratégico da empresa em um ambiente empresarial. A técnica é creditada ao consultor norte-americano Albert Humphrey, a partir de um projeto que ele liderou na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
- Modelo das cinco forças de Porter – este modelo estratégico foi idealizado por Michael Porter em 1979 e auxilia na análise da competição entre as organizações. Porter considera que as "forças" competitivas devem ser investigadas a fundo para que o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo Porter, estas forças constituem o microambiente, que entra em confronto com o termo mais geral, o macroambiente. Para ele, qualquer mudança nas forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria. As 5 forças competitivas, segundo Porter, são:
- Rivalidade entre os concorrentes - o principal determinante da competitividade do mercado, pois algumas empresas competem agressivamente em relação ao preço do produto, inovação, marketing, etc.
- Poder de Negociação dos Clientes - Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços, o que força os preços para baixo e acaba jogando os concorrentes uns contra os outros.
- Poder de Negociação dos Fornecedores – Os fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços são uma força poderosa, pois podem se recusar a trabalhar com a empresa, ou ainda cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.
- Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes - Caso haja barreiras de entrada de uma empresa concorrente em um mercado, também fica mais difícil a sua fixação neste mercado. Com a ajuda de barreiras o concorrente provavelmente irá ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado
- Ameaça de produtos substitutos - A existência de produtos (bens e serviços) substitutos no mercado, que podem desempenhar funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica de barganha que pode afetar as empresas, pois podem limitar os lucros em tempos normais e em tempos de prosperidade.
2) Ao assistir ao filme responda:
a) O que você entende por estratégia mercadológica?
Estratégias mercadológicas são o conjunto de propósitos, objetivos, metas, políticas e planos que auxiliam a efetivar uma situação mercadológica desejada, a partir das oportunidades do ambiente e dos recursos da organização.
b) Quais os objetivos da estratégia mercadológica?
Segundo Las Casas (2004), as estratégias mercadológicas são projetadas com o objetivo de aumentar as chances de que os consumidores tenham pensamentos e sentimentos favoráveis sobre produtos e marcas, e repitam suas escolhas sobre os mesmos
c) Quais os tipos de estratégia mercadológica?
As principais estratégias mercadológicas utilizadas no mercado são:
- Matriz BCG
- As Cinco Forças de Poter
- Análise SWOT
- Matriz ANSOFF
- Balanced Scorecard
- Matriz GE
- Ciclo de vida dos produtos
d) Quais as funções da estratégia mercadológica?
Normalmente, as estratégias mercadológicas permitem que a empresa assuma o controle sobre seu destino, adote uma visão clara e eficiente sobre as oportunidades e as ameaças, defina novos rumos ou reveja os rumos já tomados pela organização, mobilize recursos para um objetivo em comum, incentive a interação entre a empresa, colaboradores e fornecedores e, por fim, promova a mudança no ambiente organizacional e venda, efetivamente, as ideias da empresa. Segundo Lewis e Littler (2001), as estratégicas mercadológicas devem seguir a evolução do mercado de referência, identificar os diferentes produtos-mercado e segmentos atuais ou potenciais, na base da análise de necessidades a satisfazer, e orientar a empresa para as oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas, ou seja, bem adaptadas aos seus recursos e ao seu saber-fazer, que oferecem um potencial de crescimento e rentabilidade.
e) Qual é a sua importância?
A importância das estratégias reside no auxílio às tomadas de decisões pela direção de uma empresa, buscando a operacionalização das decisões estratégicas tomadas. As estratégias mercadológicas permitem, portanto, a materialização das decisões estratégicas e táticas relacionadas principalmente a marketing e vendas (ZENONE e RAMOS, 2006)
f) Quais são os princípios da estratégia mercadológica?
Pode-se afirmar que a estratégia é o norte para uma empresa que pretende obter o sucesso empresarial. Ao traçar este caminho, é preciso considerar alguns princípios fundamentais: a sobrevivência a longo prazo, o crescimento sustentado, a rentabilidade adequada e a capacidade de inovação.
g) Fale sobre a evolução da estratégia mercadológica?
Nos anos 50, o tema que dominava era a orçamentação. Na década de 60, predominava o planejamento. Nos anos 70, o destaque era a estratégia corporativa. De 1975 a 1985 foi o período de análise da indústria e da competição. Na década de 1980 a 1990, foi a época da busca pela vantagem competitiva. A partir dos anos 90 até a atualidade, predomina o valor da empresa e busca-se realçar a renovação dinâmica
...