ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: UM OLHAR SOBRE O DISTRITO MUNICIPAL KAMAXAKENE – CIDADE DE MAPUTO.
Por: 20012m • 12/11/2017 • Projeto de pesquisa • 4.990 Palavras (20 Páginas) • 860 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E GESTÃO
Licenciatura em Administração Publica
ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: UM OLHAR SOBRE O DISTRITO MUNICIPAL KAMAXAKENE – CIDADE DE MAPUTO.
Nome do Estudante
Mário Paulino Ofico
Supervisor: Título e Nome do docente responsável
Maputo, Maio de 2014
Nome do Estudante
Inácio Paulino Macuácua
TEMA:
Projecto de Pesquisa para o Trabalho final como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Administração Pública.
Supervisor: Título e Nome do docente responsável.
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E GESTÃO
Maputo, Maio de 2014
II. Introdução.
O presente projecto “análise da eficiência na prestação dos serviços públicos no Distrito Municipal KaMaxakene”visa pôr à disposição da nossa Faculdade, dos estudantes, académicos e não só, um contributo científico que versa sobre a influência da eficiência na prestação dos serviços públicos, com incidência para o Distrito Municipal KaMaxakene – Cidade de Maputo, no período 2009 – 2013. Este projecto, irá reflectir sobre o papel da eficiência na prestação dos serviços públicos no Distrito Municipal KaMaxakene (criação e manutenção de infra-estruturas e o saneamento do meio).
De salientar que este projecto surge no âmbito de ao nível do Distrito Municipal, ter se verificado a degradação de infra-estruturas tais como (estradas e ruas esburacadas), excesso de imundice nas vias públicas (águas negras) e falta de saneamento do próprio meio (a falta de limpeza e assistência das valas de drenagem e esgotos, a não recolha de resíduos sólidos).
Assim, o estudo a ser realizado trará uma mais-valia no âmbito académico e social, na medida em que trata - se de um estudo novo, a ser realizado. Visto que este estudo não consta nos trabalhos de pesquisa já realizados no que tange a eficiência na prestação dos serviços públicos, no Distrito Municipal KaMaxakene.
Com a materialização deste projecto, vai possibilitar aos estudantes, académicos, munícipes e a sociedade em geral, a terem uma informação real e detalhada sobre o nível de prestação de serviços públicos e a satisfação dos citadinos deste Distrito.
O projecto ora a ser materializado trás uma abordagem mais específica e abrangente, onde a ideia central é analisar, compreender e descrever as actividades referentes a criação, manutenção de infra-estruturas e saneamento do meio ao nível do Distrito Municipal KaMaxakene.
É neste âmbito, que foi desenhado este projecto que será desenvolvido pelo proponente (Estudante finalista do 4º Ano do Curso Superior em Administração Pública – no Instituto Superior de Ciências e Gestão –INSCIG - Maputo) em colaboração com os Docentes do INSCIG, funcionários do Distrito Municipal KaMaxakene, munícipes residentes no referido Distrito, entre outros interessados na materialização deste projecto.
III. Tema: Análise da eficiência na prestação de serviços públicos, no Distrito Municipal kaMaxakene.
Definição e Delimitação do Tema
A partir deste projecto, “análise da eficiência na prestação dos serviços públicos no Distrito Municipal KaMaxakene – Cidade de Maputo, mais especificamente nas áreas de infra- estruturas e saneamento do meio no período 2009 – 2013, pretende-se analisar o nível de execução desses serviços públicos virados ao saneamento do meio nomeadamente a construção e manutenção de estradas, valas de drenagem e a limpeza e varredura das estradas e valas de drenagem, sistemas de esgotos e recolha dos resíduos sólidos, no período acima citado.
Visto que ao nível do Distrito Municipal KaMaxakene, assiste se uma degradação acentuada das vias de acesso (estradas e ruas), a falta de limpeza e assistência das valas de drenagem e sistemas de esgotos, abundância de águas negras ao nível das ruas que dão acesso às residências e igualmente verifica-se um baixo nível na recolha de resíduos sólidos.
Formulação do Problema.
Os serviços distritais municipalizados, enquadram-se no processo de descentralização administrativa[1], e devolução[2] institucionalizada através da emenda constitucional de 1996 (lei 9 ̸ 96) que introduziu o Poder Local, consubstanciando na existência de autarquias locais. “ o Poder Local tem como objectivo organizar a participação dos cidadãos na solução dos problemas próprios da sua comunidade e promover o desenvolvimento local e o aprofundamento da democracia, no quadro da unidade do Estado moçambicano” (artigo 188).
E o Artigo 1 da Lei 2 ̸ 97, de 18 de Fevereiro estabelece que as autarquias locais são pessoas colectivas públicas dotadas de órgãos representativos próprios que visam a prossecução dos interesses das populações respectivas, sem prejuízo dos interesses nacionais e da participação do Estado. As autarquias locais subdividem se em Municípios e povoações (artigo 2).
Ao nível do Distrito Municipal KaMaxakene, tem se verificado a degradação de infra-estruturas tais como (estradas e ruas esburacadas), excesso de imundice nas vias públicas (águas negras) e falta de saneamento do próprio meio (a falta de limpeza e assistência das valas de drenagem e esgotos, a não recolha de resíduos sólidos). Nesse âmbito, o estudo visa compreender quais as razoes da ineficiência na prestação dos serviços públicos neste Distrito Municipal, no período (2009 – 2013)?
Hipóteses.[pic 2]
A falta da eficiência, na prestação dos serviços públicos ao nível do Distrito Municipal KaMaxakene ta aliado a falta de conhecimento da legislação autárquica por parte dos munícipes e das comunidades locais o que limita o seu envolvimento por um lado para a fiscalização e ainda no seu envolvimento participativo em todas actividades desenvolvidas ao nível do Distrito Municipal.
Outra hipótese para a solução deste problema seria de promover campanhas de divulgação das actividades realizadas e sensibilização das comunidades locais, ao nível dos bairros, divulgando as leis municipais e convidar as próprias comunidades a participar activamente nos processos de desenvolvimento ao nível do Distrito Municipal.
...