AS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS INDUSTRIAS FUMAGEIRAS E O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES ONDE ESTÃO INSERIDAS
Por: maia70 • 25/4/2017 • Dissertação • 34.207 Palavras (137 Páginas) • 352 Visualizações
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL
MESTRADO E DOUTORADO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Fábio Luís da Silva Maia
AS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS INDUSTRIAS FUMAGEIRAS E O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES ONDE ESTÃO INSERIDAS
Santa Cruz do Sul, fevereiro de 2005
Fábio Luís da Silva Maia
AS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS INDUSTRIAS FUMAGEIRAS E O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES ONDE ESTÃO INSERIDAS
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional.
Orientador: Profa. Dr. Marília Patta Ramos
Santa Cruz do Sul, fevereiro de 2005
Fábio Luís da Silva Maia
AS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS INDUSTRIAS FUMAGEIRAS E O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES ONDE ESTÃO INSERIDAS
Esta Dissertação foi submetida ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional.
Dra. Marília Patta Ramos
Professora Orientadora
Dr. Julio César de Oliveira
Dr. Carlos Aguedo Nagel Paiva
À memória de minha mãe, que me ensinou o prazer pelo conhecimento, como instrumento de transformação da realidade.
“Não se apaga, não se cala essa voz
não se esquece, permanece essa voz
voando livre no espaço essa voz
eterno canto de esperança essa voz
ela é humana e é divina essa voz”.
AGRADECIMENTOS
À Deus e a seus mensageiros que “sempre” estão ao meu lado me guiando em direção da verdade.
À minha orientadora Dra. Marília Patta Ramos, que, com seu conhecimento e sua generosidade, guiou-me como um farol ao longo deste trabalho, tornando-se um exemplo a ser seguido como ser humano e profissional; a pesquisa científica brasileira deve apreender muito com essa brilhante profissional – Meu sincero reconhecimento.
À minha eterna companheira de estudos e amiga querida, Luciana Bernadete de Oliveira, que com sua força, fé e cumplicidade ajudou-me a concluir mais essa etapa na minha evolução, estimulando-me a me tornar uma pessoa melhor.
Ao meu grande amigo, mestre, companheiro, pai de coração, parceiro, exemplo de vida, Luiz Augusto de Oliveira, que, com seu conhecimento e amizade, transformou a minha vida, ajudando-me a compreender a extensão da palavra amigo.
Ao professor Dinizar Becker (in memorian), por me ensinar o quanto a conjugação de esforços pode mudar a vida das pessoas.
Ao casal Bruno e Rosane Iasnogrodski, que, com sua generosidade e companheirismo, ajudaram-me a enfrentar as adversidades da vida, apontando-me sempre o melhor caminho a ser trilhado.
Ao meu grande amigo Jefferson Guerreiro, que, com sua amizade, compreensão e companheirismo redirecionou meu caminho, me estimulando para que me tornasse um ser humano e um profissional melhor qualificado.
À Sônia Maria Schwarz, que, com sua luz sob luz, me ensina a força da fé e principalmente por ser uma “mãe” de verdade – Meu eterno agradecimento e reconhecimento.
À Milena Biscardi, por me estender a mão na adversidade e me mostrar um caminho cheio de luz e verdade.
A Instituição Educacional São Judas Tadeu, nas pessoas de Sandra Diamantina Mierczynski e Adriana Mierczynski, que me possibilitaram concretizar esse sonho.
À minha família, pela compreensão nos momentos de ausência.
Aos meus alunos, para que este trabalho possa servir de motivação em seguir trilhando o caminho da busca do conhecimento.
À Elisabete Ribeiro do Val que com sua inteligência e doçura iluminou meu caminho.
Ao amigo Rogério Almeida por sua amizade e companheirismo constantes.
Às três estrelas da maior grandeza, meus irmãos de alma e queridos amigos, César Renato (Bib), Patrícia de Mello e Nairana de Camargo, pela amizade, apoio, força e estímulo em seguir sempre em frente.
Também agradeço a CAPES – Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – pela concessão da bolsa de estudos.
Redescobrir
Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
O suor da vida no calor de irmãos, magia
Como um animal que sabe da floresta, perigosa
Redescobrir o sal que está na própria pele, macia
Redescobrir o doce no lamber das línguas, macias
Redescobrir o gosto e o sabor da festa, magia
Vai o bicho homem fruto da semente, memória
Renascer da própria força, própria luz e fé, memória
Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, história
Somos a semente, ato, mente e voz, magia
Não tenha medo, meu menino bobo, memória
Tudo principia na própria pessoa, beleza
Vai como a criança que não teme o tempo, mistério
Amor se fazer é tão prazer que é como se fosse dor, magia
Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
(Luiz Gonzaga Júnior)
RESUMO
A presente dissertação tem como objetivo identificar se as ações sociais desenvolvidas pelas organizações do setor fumageiro de Santa Cruz do Sul, as quais, atuam socialmente, são eficazes no atendimento das “demandas” das comunidades nas quais essas estão inseridas. A parir de uma análise descritiva e avaliativa, investigamos a eficácia das ações sociais (definidas sob o título de “responsabilidade social”) promovidas pelas indústrias fumageiras da região de Santa Cruz do Sul, sob o ponto de vista da(s) comunidade(s) atingidas durante o ano de 2003. Foram pesquisadas, no primeiro semestre de 2004, 05 empresas fumageiras de Santa Cruz do Sul que realizaram ações, definidas sob o título de responsabilidade social, e que concordaram em participar da pesquisa, no ano de 2003, bem como os setores da comunidade que foram alvo daquelas ações. Destacamos que foram entrevistados 30 sujeitos atingidos, assim distribuídos: 5 adolescentes atendidos pela APAE de Santa Cruz do Sul, 10 adultos atendidas pelo Rotary Clube de Santa Cruz de Sul e o restante atendidas pelo Instituto Humanitas. Especificamente nos dados levantados na pesquisa de campo feita junto às indústrias fumageiras e instituições (grupo burocrático) e nas pessoas atingidas podemos evidenciar que as ações sociais, desenvolvidas em Santa Cruz do Sul, durante o ano de 2003 nos permitem evidenciar que os sujeitos atingidos na maioria dos casos analisados nesse estudo avaliam positivamente as ações sociais promovidas. Contudo, existem pontos de discordância ou aspectos falhos apontados pelos atingidos tais como: (1) a falta de pesquisa, por parte do grupo burocrático, acerca das suas ações junto à comunidade; (2) falta de estimulo à participação proativa das pessoas atingidas e (3) a inexistência de uma metodologia formalizada no levantamento das demandas sociais e seu impacto na melhoria da vida das pessoas atingidas.
...