AS CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Por: leonel01 • 31/10/2017 • Artigo • 4.911 Palavras (20 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
1.1 CONTEXTO ANALISADO DA EMPRESA ......................................................... 04
2 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR....................................................... 05
2.1 PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ..05
3 ANÁLISE DO MERCADO INTERNACIONAL ...................................................... 07
4 PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 09
5 ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA ..................................................... 10
6 IMPACTO DO PROJETO ..................................................................................... 11
6.1 ARRANJO FÍSICO LAYOUT – MATÉRIA PRIMA E EMBALAGEM ................. 12
6.2 LOGÍSTICA ........................................................................................................ 13
6.3 INCOTERMS ...................................................................................................... 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 16
REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 17
1 INTRODUÇÃO[pic 16]
A empresa “Esperanza Joias” busca uma mudança no comportamento organizacional da cultura da empresa, que atualmente é conservadora. A cultura organizacional são os valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis. Pode-se definir como um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos. Nas culturas organizacionais conservadoras, os administradores tendem a comportar-se política e burocraticamente de modo isolado.
Como resultado, eles tendem a não modificar suas estratégias e há uma dificuldade maior em inserir novas ideias e até em buscá-las nos demais profissionais de outras áreas da organização. Como é visto a empresa tratada está inserida nessa cultura. Mas, como mudar uma cultura organizacional?
Alguns momentos são mais apropriados como, por exemplo, quando a empresa enfrenta crises dramáticas ou quando se há modificações na liderança; como dito na atividade a “Esperanza” passa por uma crise na qual a queda de produção foi ocasionada por uma retração de mercado, como resultado temos uma capacidade produtiva ociosa.
Diante disso, foi elaborado um programa de treinamento e Desenvolvimento para a equipe a fim de modificar a cultura da empresa para uma cultura empreendedora. Primeiramente foram estabelecidas as características que deverão ser desenvolvidas e em seguida o plano de ação para que isso ocorra.
- CONTEXTO ANALISADO DA EMPRESA
Uma indústria do ramo de joias, devido à retração do mercado consumidor causada pela crise que o país tem vivenciado, possui parte de sua capacidade produtiva ociosa. Diante de tal situação, a alta direção desta organização se reuniu e resolveu implantar na empresa, uma cultura empreendedora, buscando mudar a visão e o comportamento de seu quadro funcional, por meio da criação de um programa de incentivo a novas ideias. O desafio da Esperanza Joias é desenvolver um projeto de implantação de intraempreendedorismo buscando aproveitar sua capacidade ociosa para as produções de pulseira do tipo pandora e pingentes de pedras brasileiras para exportação. Imagine que sua equipe seja escolhida pela alta direção para coordenar a elaboração desse projeto. Com base no que foi apresentado e nos seus conhecimentos, vocês deverão apresentar a melhor proposta de empreendimento.
2 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Os empreendedores devem ter: energia e autoconfiança; iniciativa, aceitação dos riscos; responsabilidade, proatividade e atitude positiva diante do fracasso. Além disso, a criatividade e a inovação são indispensáveis ao empreendedor e ambas andam juntas constantemente.
No final do século XIX e no início do século XX, a definição do empreendedor passou a ser vista por perspectiva econômica. Dito deste modo prevê, o empreendedor organiza e opera uma empresa para lucro pessoal. Paga os preços atuais pelos materiais consumidos no negócio, pelo uso da terra, pelo serviço de pessoas que emprega e pelo capital de que necessita contribuindo com sua própria iniciativa, habilidade e engenhosidade no planejamento, organização e administração da empresa. Também assume a possibilidade de prejuízo e de lucro em consequência de circunstâncias imprevistas e incontroláveis. O resíduo líquido das receitas anuais do empreendimento, após o pagamento de todos os custos, são retidos pelo empreendedor. (ELY e RESS, 1937, p. 488.).
Ainda não se tem um conceito elaborado e definitivo para empreendedorismo, mas empreender é uma ciência, e pode ser aprendida e o que podemos afirmar sobre suas características é que o empreendedorismo é:
Em quase todas as definições de empreendedorismo, há um consenso de que estamos falando de uma espécie de comportamento que inclui: (1) Tomar iniciativa, (2) organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático, (3) aceitar o risco ou o fracasso. (SHAPERO, 1975, p. 187.)
...