AS CONCLUSÕES FINAIS SOBRE A TEORIA CIENTÍFICA
Por: marciagertr • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 13.112 Palavras (53 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho de Teorias da Administração apresentado à Universidade Anhanguera - Uniderp.
Profª.Mônica Satolani
Profº EAD.
Antonio Gerson S. Anunciação RA 408652
Cleane Souza RA
Lidiana Canesso Da S Almeida RA 415945
Marcia Pereira Gertrude RA 427562
Tassia Alves RA
POLO COTIA
SETEMBRO/2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
REVOLUÇÃO SOCIAL
TEORIA CIENTÍFICA
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE FORD
CONCLUSÕES FINAIS SOBRE A TEORIA CIENTÍFICA
FREDERICK WINSLOW TAYLOR (Administração Científica - 1911)
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A TEORIA CLÁSSICA
HENRI FAYOL (Teoria Clássica Administrativa – 1916)
TEORIA NEOCLÁSSICA
PRINCIPAI TEMAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA
TEORIA BUROCRÁTICA
TEORIA ESTRUTURALISTA
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
TEORIA COMPORTAMENTAL
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
TEORIA X E TEORIA Y DE MCGREGOR
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL (DO)
TEORIA DE SISTEMAS
TEORIA MATEMÁTICA
TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TEORIA CONTIGENCIAL
QUADRO CORPORATIVO
IMPLICAÇÕES ÉTICAS
CONCLUSÃO FINAL
BIBLIOGRAFIA
RELATÓRIO PARCIAL ETAPA1
INTRODUÇÃO
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis -tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativaprocurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
Estas teorias tiveram importância reconhecida a partir do século XX, quando, após o advento e consequência da Revolução Industrial, era obrigado começar a se produzir em grande escala, principalmente nos territórios onde a produtividade de bens era um fato eficaz e existia a urgência em organizar e controlar tal produção. Antes desse período, produziram artesanalmente, suas maneiras de produção, eram sedimentares e criavam normas próprias de acordo com as necessidades ou dependências independentemente do local ou época em que estiveram inseridas.
A administração como ciências e recente, até porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando apresentaram a importância e reconhecimento desta ciência juntos as demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico, passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.
Para isso, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais intenso da ciências administrativa e da relevância dada o mesmo. Podemos acrescentar que, no contexto social, econômico e politico no qual se vive não há um único lugar no mundo/planeta que não demande ser administrativo. Sem os critérios adotados atualmente pela administrativa, raramente uma organização sobrevive.
...