AS DIMENSÕES DA ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE EM ORGANIZAÇÕES INDUSTRIAIS: FATORES DE COMPETITIVIDADE SEGUNDO O PENSAMENTO DE DAVID GARVIN
Por: Jean Felipe Francisco • 26/10/2020 • Relatório de pesquisa • 3.396 Palavras (14 Páginas) • 152 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Londrina
2020
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 OBJETIVO GERAL 4
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
1.3 METODOLOGIA DO TRABALHO 5
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.1 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE 6
2.2 ABORDAGENS E DIMENSÕES DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE 8
2.2.1 Performance ou Desempenho 10
2.2.2 Características 10
2.2.3 Confiabilidade 11
2.2.4 Conformidade 11
2.2.5 Durabilidade 11
2.2.6 Serviço ou Atendimento 11
2.2.7 Estética 12
2.2.8 Qualidade percebida 12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
O conceito de qualidade e sua compreensão nas organizações é variável e dotado de múltiplas complexidades: de acordo com Lobo (2010) até a Segunda Guerra Mundial o conceito estava atrelado ao atendimento de uma alta demanda monopolista que era tangencialmente superior à oferta, e se voltava para as características físicas do produto e do processo produtivo, com normas e padrões estabelecidos de forma prévia para inspeção e controle da qualidade.
As transformações sociais que se seguiram formaram um mercado mais exigente e observador quanto à compreensão do constructo qualidade do produto, e a crise do petróleo e queda dos monopólios colocaram as organizações diante de uma nova perspectiva, extremamente competitiva e orientada a alta qualidade do produto com baixos custos, na qual os processos de inspeção foram sendo substituídos pelo controle das etapas produtivas.
A concorrência foi intensificada com novos modelos de produção em países asiáticos a partir da década de 1980, que conseguiram ofertar produtos de qualidade e ao mesmo tempo competitivos por seus baixos custos de produção, e a Administração da Qualidade passou a ser um elemento estratégico e primordial para empresas se manterem competitivas e atingirem a satisfação das expectativas e necessidades do mercado consumidor, com clientes buscando segurança em produtos com alta qualidade técnica e preços atraentes, e serviços estruturados com ênfase na excelência
Diante desse cenário de competitividade, a importância dos clientes e a percepção da qualidade passa a ser considerada um elemento estratégico para as organizações, e David Garvin contribui de forma significativa com o campo de estudos da Administração de Qualidade ao discutir seus impactos estratégicos para as organizações.
OBJETIVO GERAL
Diante de sua importância como um elemento estratégico e competitivo para organizações industriais, o presente trabalho tem por objetivo principal a compreensão sobre a importância da Administração da Qualidade, sob a ótica do pensamento do autor David Garvin.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Definir os elementos e fatores de competitividade em organizações industriais;
- Discorrer sobre as abordagens do conceito de qualidade e suas oito dimensões para o autor David Garvin;
METODOLOGIA DO TRABALHO
Quanto aos fins do presente trabalho, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e explicativa, e de acordo com Vergara (2004, p. 47), esse tipo de pesquisa é utilizada em casos na qual a investigação tem por objetivo principal tornar algo inteligível e justificar os seus motivos. Sua utilidade se efetiva em casos na qual o pesquisador procura esclarecer os fatores contributivos na ocorrência de determinados fenômenos, com a utilização de pesquisas descritivas realizadas anteriormente para a base das explicações formuladas.
Quanto aos meios de investigação utilizados para buscar os dados e compreender os conceitos, as informações presentes nesse relatório são oriundas de fontes de pesquisa bibliográfica, que consistem no estudo sistematizado, desenvolvido e publicado de artigos científicos, teses de mestrados, trabalhos de conclusão de curso e outras fontes primárias e secundárias sobre os temas investigados (VERGARA, 2004, p. 46).
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A presente seção tem por objetivo discorrer sobre as abordagens dimensões da qualidade propostas por David Garvin e de que forma elas se convertem em vantagem competitiva por organizações industriais durante o planejamento estratégico e gestão da qualidade.
Manso e Chiquetano (2017, p. 03) pontuam que a dificuldade em definir o conceito de qualidade está relacionada à perspectiva na qual é observada, e que David Garvin contribui de maneira significativa ao campo de estudos da Administração da Qualidade ao analisar a contribuição de autores clássicos como Deming, Juran e Feigenbaum, e com base neles, caracterizar as diferentes dimensões da qualidade.
David Garvin em seus trabalhos pontua a dificuldade dos administradores em entender esse conceito e aplicá-los no campo prático, e sinaliza alguns contrapontos sobre a imagem que os gestores tinham desses processos, com postura defensiva das ações em controle da qualidade e visualização restrita de uma espécie de atribuição e fardo compartilhado entre as áreas funcionais e departamentos das organizações.
...