AS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
Por: renanode • 16/9/2017 • Resenha • 862 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
FACULDADE ALPHA CASTELO
CIÊNCIAS CONTABÍES
RENAN GENILDO DA SILVA
ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
BARUERI
2017
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO: 2
ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM: 3
VISÃO DE MUNDO: 4
REFERÊNCIAS: 5
INTRODUÇÃO:
A partir das mudanças sociais, econômicas e políticas que a sociedade vem enfrentando a concorrência organizacional passa a não estar mais baseada somente na capacidade de produzir os melhores produtos e serviços da melhor forma, mas também no nível de conhecimento e experiência que a organização possui.
Diante desse contexto o aprendizado ultrapassa as barreiras acadêmicas passando a fazer parte do cenário organizacional, buscando assim tornar as organizações mais competitivas a partir de uma administração estratégica focada na constante aprendizagem criando-se desta forma uma organização que aprende.
A gestão do conhecimento vem possuindo cada vez mais relevância dentro do cenário organizacional, fator esse que marca a passagem da era industrial para era do conhecimento. Com isso a capacitação de pessoas através da aprendizagem e propagação do conhecimento vem se tornando cada vez mais importante.
A Partir dela busca-se estimular os indivíduos a conduzir seus esforços maximizando o alcance das metas e objetivos definidos, assim estabelecendo soluções práticas e rápidas para os problemas diários. Justamente por isso a aplicação desse conceito vem sendo efetuada por uma série de gestores que buscam ampliar o potencial de aprendizagem organizacional.
Essa nova forma de gerenciar recursos vem sendo cada vez mais utilizada auxiliando as organizações a superar o novo desafio do século XXI, para isso aplicando a gestão do conhecimento como uma ferramenta estratégica para sobrevivência organizacional, não somente aprendendo por aprender, ou melhorar processos, mas sim para desta maneira gerenciar os indivíduos que buscam por eficiência e eficácia na realização de seus serviços.
ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM:
O conceito desse termo pode ser definido como organizações nas quais os indivíduos são estimulados a criar e transferir conhecimentos, assim ampliando sua capacidade criativa e obtendo resultados satisfatórios a partir de um pensamento sistêmico que abrange e interliga as áreas da organização como um todo, fazendo com que os indivíduos transmitam seus conhecimentos e aprendam com eles.
Porém, para que a implantação desse conceito obtenha sucesso é necessário que os indivíduos que trabalham em determinada organização estejam alinhados com os objetivos defendidos pela empresa trabalhando assim de forma interativa e criativa, fazendo com que haja constante crescimento da capacidade de aprendizado.
Dentro da nova era informacional as organizações tem investido cada vez mais no conhecimento, utilizando-o como uma fonte de vantagem competitiva. As interações realizadas entre os funcionários também propiciam a formação de conhecimento, que caso seja utilizado adequadamente pode trazer grandes benefícios fazendo com que as organizações se desvinculem de padrões e teorias ultrapassadas, estando pronta para atender clientes mais exigentes, melhor lidando com os demais impactos do mercado.
Assim a partir da utilização desse conceito as organizações se tornam mais aptas a alcançar futuros objetivos, ampliando desta forma sua capacidade de alcançar os resultados desejados a partir do estimulo de padrões de pensamentos novos e abrangentes que gerem maior eficiência e eficácia.
Dessa forma essas organizações podem ser consideradas altamente evoluídas utilizando o conhecimento e o aprendizado mutua como uma ferramenta para obtenção de vantagem competitiva e alcance de objetivos assim aumentando a eficiência e eficácia da realização de tarefas.
VISÃO DE MUNDO:
A partir da verificação das informações analisadas pode-se constatar que o conceito de organizações que aprendem vem possuindo cada vez mais destaque no mundo corporativo, assim atendendo as exigências da nova era informacional a partir do compartilhamento do conhecimento de forma sistêmica.
...