TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES PROPOSTAS

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES PROPOSTAS

1. No texto “Crise ambiental”, o autor nos fala que algumas situações em termos econômicos e tecnológicos produzem a crise ambiental. Quais são essas situações?

Resp. Como é colocado pelo autor Renato Nunes, o homem cada vez mais tem destruído a natureza, que deve ser considerada um dos maiores bens na vida humana. Tal fato, acaba sendo consolidado devido ao constante avanço no setor da Industrialização e tecnologia em nosso planeta.

O desenvolvimento industrial pode ser considerado um dos maiores culpados em relação ao atual estágio da natureza. Visto que, junto com essa industrialização surgiu uma sociedade totalmente consumista e capitalista, que devido aos ideais visa apenas o que pode gerar lucro. Com isso, ao invés de se formar cidadãos no planeta, estão sendo formados grandes consumidores, que justificam sua existência a partir de conceitos como o do fetichismo da mercadoria e de obsolescência programada extremamente presentes na sociedade atual.

Sendo assim, essas pessoas acabam financiando a extinção da própria espécie, uma vez que o homem não desenvolve qualquer tipo de consciência ecológica, apenas destrói a natureza.

2. No texto “Homem e natureza: um divórcio ético”, que elementos contribuíram, na opinião do autor, essa separação homem e natureza?

Resp. Para o autor Renato Nunes, o avanço da tecnologia teve fundamental papel no que diz respeito a separação entre o homem e a natureza. Para ele o homem de hoje, mesmo com todo acesso que tem, acaba ficando distante do meio mais importante para sua existência, pois todo seu desenvolvimento não é sempre pertinente para a vida. Uma vez que, para ele o homem de hoje é pouco construtivo em relação a desenvolvimentos que possam ajudar o meio ambiente, já que o lucro existente em cima destes casos não é interessante no mundo capitalista atual, o que não gera a formação de uma consciência.

Portanto, o desenvolvimento da tecnologia não estimulou o surgimento de uma consciência ética no ser humano e isso pode ser observado com acontecimentos ao longo dos séculos XX e XXI que tiveram grande impacto na natureza, um exemplo seria o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho. Esse fato, torna possível concluir que cada vez mais o homem vem afastando sua relação com a natureza.

3. A partir das contribuições presentes nas citações abaixo, dos filósofos Hans Jonas e João Teixeira, e dos textos de Renato Bittencourt, estabeleça reflexão conclusiva, respondendo a seguinte questão: Quais são os desafios éticos que deverão ser enfrentados ao tratarmos da economia e tecnologia em relação a crise ambiental? Haverá como reverter essa situação?

Resp. Diante de uma sociedade em constantes mudanças tanto econômicas como tecnológicas, acaba que frequentemente nos deparamos com desafios, cujos fazem necessário que a haja uma árdua busca por soluções em relação a crise ambiental. O ser humano amplia cada vez mais seu poder na medida em que conquista avanços tecnológicos, utilizados para inflar seu ego e extrema busca pelo poder. Outro desafio a ser destacado é com relação a manutenção do conforto material na vida do homem.

Tendemos a sempre querer gastar mais, além de aderir aos padrões sociais, o que torna a humildade do homem frágil, e infelizmente para que este “conforto” possa ser alimentado, uma quantidade cada vez maior de recursos naturais são extraídos e usados para a fabricação de tudo que consumimos. Dessa forma, a ética humana deve ser moldada, a ponto de que não haja tamanha necessidade de uma manutenção do conforto material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com