AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: gabriela.castro • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 1.079 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
PROFª MARGARETH SCHREINER
Gabriela Castro
Perguntas retiradas do livro: Respostas em vermelho
CARAVANTES, Geraldo R. et al. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. Cap. 6
Questionário:
1- De onde Taylor tirou a ideia de que “19 entre 20 trabalhadores acreditavam que era de seu interesse trabalhar devagar em vez de andar rápido”? De quem era a responsabilidade? Taylor tirou essa ideia do pensamento dos trabalhadores da época, que não se importavam com o andamento rápido da produção pois não se viam valorizados, e também acreditavam que trabalhando mais devagar iria ser necessário mais trabalhadores e assim aumentariam os empregos, portanto essa ideia é responsabilidade dos próprios trabalhadores.
2- Qual o exemplo utilizado para dar suporte a sua ideia de que um aumento de eficiência dos trabalhadores geraria mais empregos e não menos, como era aceito na época? Qual a sua opinião a respeito? Justifique. Taylor usou como exemplo uma indústria de algodão inglesa, que em 1840 empregava cerca de 5000 tecelões, e 60 anos depois a produção foi duplicada e o número de funcionários passou para 265.000. Na minha opinião, a maior produtividade dos trabalhadores gera um resultado melhor para a empresa e para os trabalhadores, com a possibilidade de crescimento e dominação do mercado atuante e contratação de novos funcionários. Ou seja, com a melhoria da produtividade, os dois lados ganhariam.
3- Por quê, em sua visão pessoal, Taylor, ao explicar o conceito de Administração Científica, começa pela negativa, dizendo o que ela não é?
Taylor começa a explicar o conceito de administração cientifica na negativa pois por melhor que sejam as tecnologias administrativas não trarão nenhuma contribuição efetiva para o desempenho dos indivíduos e organizações se a forma de pensar dos mesmos não for radicalmente alterada.
4- Em que consiste a Administração Científica? Quais são seus princípios? A Administração Científica passa pelo aprimoramento do desempenho organizacional, através do estudo das tarefas, usando medidas objetivas visando determinar a melhor maneira de executa-las e melhoramentos dos profissionais e trabalhadores atuantes, juntamente do incentivo monetário. Taylor apontou os 4 princípios que caracterizam a Administração Científica: Reunião e registro de conhecimentos tradicionais como parte de uma ciência da produção; Seleção Científica dos trabalhadores; Aplicação da ciência para tarefas operativas; Construção de um sistema de cooperação entre trabalhadores para alcançar metas.
5- Em sua opinião, por que Taylor insiste no uso de termos Ciência e científico no desenvolvimento de suas ideias e teorias?
Taylor entendia que parte do sucesso do indivíduo estava ligado ao sucesso da organização, e que a organização deveria buscar métodos para tratar a administração como uma ciência que buscasse sempre os melhores meios para instruir os seus trabalhadores na metodologia do serviço.
6- Qual o pressuposto essencial sem o qual seria impossível existir a Administração Científica? O pressuposto é de que a ‘ Administração Científica não existe, nem poderia existir antes que houvesse uma completa revolução mental dos trabalhadores, que venham a emprega-la, em relações a seus deveres para consigo próprio e para com seus empregadores, e também uma completa revolução na visão dos empregadores, para com seus deveres em relação a si próprios e para com seus empregados e até que esta grande revolução mental ocorra a administração cientifica não existe’.
7- Por que Morgan afirma que Taylor foi um homem “que veio antes do seu tempo”?
Pois Taylor tratava de problemas humanos, materiais e mecânicos. Para Taylor os interesses dos empregadores e empregados seriam o mesmo, e que a prosperidade de um não existiria sem a do outro. Ele visava com a busca de maior racionalidade e eficiência reduzir ao máximo o conflito indivíduo/organização.
...