AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: miser • 27/3/2022 • Abstract • 482 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
Mirian Ap. Ferreira de Souza Silva
Curso : Comex 1º Semestre
Prof. Everton
ADM Geral
Resposta questão 2:
Teoria da Administração Científica (Taylor): Tanto o artigo como o quadro apresentam definições que concordam entre si pois citam a racionalização do trabalho no nível operacional com foco no empregado buscando a produtividade e eficiência sem a preocupação com as necessidades sociais do empregado. Máxima produção e mínimo custo.
Teoria Burocrática (Weber): Tanto o artigo quanto o quadro enfatizam a teoria com enfoque na organização formal (baseada em regras e normas) e na racionalidade organizacional. Juliana no artigo ainda acrescenta que era lenta e rígida apesar de apresentar vantagens como consistência e eficiência. O propósito era organizar e não atrapalhar as empresas.
Teoria Clássica (Fayol): Ambos destacam nessa teoria a ênfase na estrutura. Defendia o planejamento como uma das funções que o administrador deve ter. Uma administração bem estruturada funcionaria bem.
Teoria das Relações Humanas: Ambos citam essa corrente que foi iniciada com a experiência realizada na fábrica de Hawthorne (que analisou a produtividade em diferentes turnos com variação de iluminação). Tem como ênfase as pessoas. Defendia a organização informal, motivação, liderança e dinâmica em grupo. Começou a enxergar as pessoas como um recurso estratégico.
Teoria Estruturalista: O artigo e o quadro apresentado, concordam que a ênfase desta teoria está tanto na estrutura como no ambiente. Observa a organização tanto no aspecto formal como informal e também o ambiente interno e externo e a relação de aprendizagem da empresa nesses ambientes – organizar o todo .
Teoria Neoclássica: Ambos citam que a ênfase desta teoria também é na estrutura e que ela reafirma os princípios da Teoria Clássica porém com foco nos objetivos e resultados da organização. As ações administrativas devem ser planejadas, organizadas, direcionadas e controladas.
Teoria comportamental: Tanto o artigo quanto o quadro concordam que esta teoria têm ênfase nas pessoas e que é uma corrente baseada na psicologia (o artigo sita estudos da Teoria do Behaviorismo – que estuda o comportamento) O comportamento organizacional é explicado pelo comportamento individual , é preciso motivar as pessoas para melhorar a eficiência nas empresas, pois a organização antes de ser um CNPJ é um conjunto de CPF´s.
Teoria Contingencial : Com ênfase no ambiente e na tecnologia , ambos concordam que a administração é relativa e situacional, ou seja não há uma maneira melhor de organizar, pois o que funciona para uma empresa pode não pode funcionar para outra.
Empresas como o Habbibs, por exemplo, aplica todas as teorias, desde a Teoria Científica (divisão especializada das etapas na produção dos lanches acompanhada da organização e disposição dos utensílios de cozinha e de matéria prima de forma a minimizar o esforço individual) até a Teoria da Contingência ( a empresa montou um sistema inovador de entregas com mais de 400 pontos de atendimento e a mais moderna tecnologia de mercado de call center para se adaptar as necessidades do cliente)
...