ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: cardwell • 1/6/2015 • Relatório de pesquisa • 2.021 Palavras (9 Páginas) • 214 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIBAN ABC
ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA - 1º SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIBAN ABC
ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA - 1º SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Atividade prática Supervisionada apresentada ao Professor Wilson Lima, da Universidade UNIBAN – ABC da Anhanguera Educacional com o objetivo de desenvolver relatórios econômicos.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
01/10/2013
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO................................................................................................................... 4
- ETAPA 1.............................................................................................................................. 5
- ANÁLISE DO ASSUNTO.................................................................................................. 5
- ETAPA 2.............................................................................................................................. 7
- CUSTOS ENVOLVIDOS PARA A FORMAÇÃO DE PREÇO........................................ 7
- CUSTO DIRETO............................................................................................................7
- DESPESAS FIXAS........................................................................................................7
- DESPESAS VARIÁVEIS..............................................................................................7
- CUSTO MÉDIO...................................................................................................................7
- ANÁLISE CRÍTICA DOS VÍDEOS “CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA” E ARTIGO ”SAIBA MAIS SOBRE COMO ADMINISTRAR OS CUSTOS DE SUA EMPRESA” SEGUNDO A EQUIPE...................................................................9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................... 11
- INTRODUÇÃO
O mundo está sempre em constante movimento, com isso, todos nós devemos nos adequar as mudanças que ocorrem ao longo do tempo, todos estão sujeitos a mudanças, desde um pequeno fruto, até a mais recente tecnologia. Sabendo disso, podemos observar que muitas coisas deixaram de ser necessidade e passaram a ser objeto de desejo, assim como no ramo de calçados que será o foco de nossa atividade.
Podemos dizer que este ramo teve início no final do período paleolítico, quando os homens precisavam de algo para proteger seus pés do frio. Ao passar dos anos foram criados modelos de todas as formas e cores, o que agradou muito os consumidores. A tecnologia é uma das maiores parceiras deste ramo, pois no passado os calçados eram artesanais e demoravam um grande tempo para ser produzido, hoje em dia com os avanços industriais podemos produzir muito mais em um curto período de tempo. Isso faz com que haja influências na economia, pois quanto mais é produzido, mais é vendido, mais se ganha, e como conseqüência, mais impostos são contribuídos para o país.
Para dar ênfase em nosso trabalho, escolhemos uma empresa específica no ramo de calçados, o Clube Melissa, com isso nós iremos analisar como uma loja que começou no mercado a tão pouco tempo pôde se estabilizar e chegar a lucros tão grandes.
Nosso objetivo é mostrar as influências econômicas nesse mercado, o que ela pode causar, o que mudou com o tempo e o que ainda pode mudar. Para isso pegamos como base uma empresa localizada em São Caetano do Sul que possui uma franquia da loja Clube Melissa.
- ETAPA 1
- ANÁLISE ECONÔMICA
Para análise deste relatório econômico, nosso grupo escolheu um ramo em que, praticamente, todos podem ser considerados consumidores. O ramo de calçados.
Para dar mais exatidão nos custos e valores escolhemos uma loja específica, o Clube Melissa.
O Clube Melissa trabalha com franquias em todas as partes do Brasil. Seu maior fornecedor é a fábrica de calçados Grendene, uma empresa nacional que possui seis unidades no país.
A marca Melissa foi lançada em 1979, e naquela época seu preço era muito menor comparado aos dias de hoje, assim, fazia com que todas as classes pudessem adquirir produtos da marca Melissa. Eram modelos simples e de fácil acesso e custo para os consumidores.
Após um período de estagnação, em 1994 os produtos Melissa foram relançados e vários artistas do mundo da moda foram convidados para criar novas coleções, com isso, a marca Melissa cresceu seu conceito, o produto ficou mais caro, mas mesmo assim não deixou de fazer sucesso entre seus consumidores, que são as mulheres.
Nesses quase 30 anos de mercado, a Melissa criou mais de 500 modelos de sapatos, fabricou mais de 50 milhões de pares, exportou 20 milhões para mais de 80 países, o que mostra o quanto ela foi aprovada pelo público.
O Clube Melissa compra os produtos por coleções, que mudam a cada seis meses, e mesmo que a compra do lote seja grande, e muito difícil a loja ter prejuízo, pois o produto em questão é alvo de grande desejo de seus consumidores, o que faz com que se vendam tudo o que a franquia compra.
O perfil dos consumidores mudou muito com o passar dos anos, antigamente o produto era mais barato e, com isso, todas as classes tinham condições de possuir um calçado da marca Melissa, porém, hoje em dia o principal consumidor do Clube Melissa são mulheres de todas as faixas etárias, na maioria das vezes de classe média e classe média alta, que levadas pelo desejo de obter o produto chegam a gastar em média 15% de seu salário mensal.
...