ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ESTATÍSTICA
Por: lindasenem • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.219 Palavras (13 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Administração
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ESTATÍSTICA
JARAGUA DO SUL, 15 SETEMBRO de 2014.
[pic 3]
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ESTATISTICA
Atividade Prática Supervisionada apresentada no curso de Administração, da Universidade Anhanguera – UNIDERP – Centro de Educação a Distância como requisito de avaliação na disciplina de Estatística.
JARAGUA DO SUL, 15 Setembro de 2014.
- Sumario[pic 4]
1. INTRODUÇÃO 4
2. CONCEITO DE ESTATISTICA E SUAS APLICAÇÕES 5
2.1 Aplicação da estatitica na area de administração. 6
3. ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS 8
4. ESTATÍSTICA POR AMOSTRAGEM 9
5 . TABELA FREQUÊNCIA ABSOLUTA E RELATIVA COM GRÁFICOS 10
6. Gráficos 11
7. MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DE DISPERSÃO 12
8. CALCULANDO VARIÂNCIA, MÉDIA, MODA, MEDIANA E DESVIO PADRÃO. 15
9. RELATÓRIO FINAL 17
10. CONCLUSÃO 18
11. BIBLIOGRAFIA 19
1. INTRODUÇÃO
A estatística veio para revolucionar os processos de investigação. Veio para permitir que dados fossem apresentados de forma que todos entendam.
Usada tanto em empresa publica como privada, usada pelo governo, esses dados numéricos estão ajudando a apresentar gastos, resultados e soluções para qualquer problema.
As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados e informações estatísticas para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre conjuntura econômica e social.
Nosso objetivo, é entender como ela funciona, alguns conceitos e medidas estatísticas. Entender os gráficos gerados através de informações baseadas em dados específicos e reais de seu cotidiano.
Vamos mostrar como é feita coleta de dados e como podem ser organizados, para que ao fim consiga ser lido e entendido, a partir disso tomar uma decisão.
- 2. CONCEITO DE ESTATISTICA E SUAS APLICAÇÕES
Estatística e uma parte da matématica que fornece métodos para a coleta.Organizações descrissão analise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decissões,Seus aspecto essencial e o de proporcionar métodos interencias que permitem conclussões que trocedem os dados obtidos inicialmente,
A estatistica se devide em duas areas:
A estatistica descrita :Trata-se da coleta da organização e da descrissão dos dados numéricos referete a uma população.
A estatistica indutiva ou inferente:Trata-se da coleção de netodos e técnicas utilizado para se estudar uma população baseado em amostra de probalidade desta mesma população.
População: Denomina-se população ou universo estatístico um conjunto formado por elementos portadores de pelo menos uma característica em comun ou que satisfazem uma mesma propriedade sendo objeto de interesse para estudo.Na estatística o termo população e mais abragente do que o usado na linguagem comum,O qual significa o conjunto de habitantes de certo lugar.
Quanto ao tipo de população podem ser:
População Finitas:são aquelas população que presentam um numero limitado de individuo e podem ser feita a contagem exata dos elementos que o compoen.
População Infinitas:essas normalmente estão associadas a processos e que o numero de observações não tem fim uma população infinita devera portanto ser concebida apenas como um esquema consetuado e teórico.
As principais aplicações de estatística estão nas pesquisas eleitorais. Indice econômicos.Técnicas cirúrgicas. Meteorologia,Analise de mercado.em tudo que se possa ser comprovado cientificamente. A estatística tem seus resultados associado a uma pequena incerteza.Com as técnicas de estatística tenta-se iminizar a margem de erro e controlar para não haja novos imprevisto nas tomadas de decisões. Estatistica descrita: resumo de informações coletadas através de gráficos, tabelas e resumos numérico.
Inferência Estatística: analisam -se amostra da população e seu resultado será deduzido ao restante da população,Para obter bons resultados devemos observar a inferência da população geral planejar o processo experimentar e estabelecer níveis de incertezas nas conclusões.
Estatística e a parte da ciência respónsavel pela coleta da organização e imterpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população.
- 2.1 Aplicação da estatitica na area de administração.
Áreas de aplicação da Estatística
Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.
Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como conseqüência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.
Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística. A seguir, serão apresentados exemplos da necessidade e importância da metodologia estatística para algumas áreas de conhecimento.
...