ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA SMARTFIT
Por: Simone Bernardo • 28/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.923 Palavras (16 Páginas) • 699 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
SMARTFIT
SÃO PAULO
2017
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
SMARTFIT
Atividade Prática Supervisionada (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 1º semestre, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
Orientador: Prof. Maurício Pedro.
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
1.1. Teoria 1 5
2. ESTUDO DE CASO 7
2.1. Perfil da organização 7
2.1.1. Apresentação 7
2.1.2. Força de trabalho 9
2.1.3. Principais Equipamentos e Processos 10
2.1.4. Produtos e Clientes 11
2.1.5. Principais Concorrentes 12
2.1.6. Ambiente Competitivo 13
2.1.7. Novas Tecnologias 14
2.1.8. Busca pela Excelência 15
2.1.9. Principais Insumos 15
2.2. Estrutura Organizacional 16
2.2.1. Estrutura Organizacional 16
2.2.3. Eficácia e Eficiência 16
2.2.4. Medição de Desempenho 17
2.2.5. Aspectos Estratégicos 17
3. ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIA 19
3.1. Análise da Estrutura Organizacional 19
3.1.1. Fundamentos Teóricos 19
3.1.2. Sugestões de Melhorias 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIA 22
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, a importância com relação ao aprimoramento administrativo tornou-se fundamental para a definição de sucesso em um empreendimento. Já não se fala em somente gerenciar uma empresa com base nos dados sensitivos que muitos empreendedores usavam há décadas.
Pensando de forma sistemática e analítica com relação às práticas administrativas de sucesso, veio ao conhecimento do público em geral a inovação e o sucesso que tem sido a rede de academias esportivas Smart Fit.
Fundada em 2009 por Edgard Corona, a Smart Fit é uma rede de academias do grupo Bio Ritmo que surgiu com uma proposta inovadora e acessível a maior parte da população.
Segundo seu fundador, o surgimento da rede se deu a partir da necessidade de ampliar o seu negócio. Analisando o mercado, notou-se que existiam duas categorias principais de redes esportivas no país, são elas: as mais caras para as pessoas mais abastadas da sociedade ou as academias populares que não possuem estrutura para o atendimento de seus clientes.
Vendo a necessidade do mercado em solicitar serviços intermediários que se adequassem de acordo com a classe social e ofertasse o serviço com a qualidade das academias mais caras de São Paulo, a Smart Fit surgiu ainda com poucas unidades em 2009.
A aposta de Edgar em criar uma rede intermediária, baixa mensalidade, poucos funcionários e muitos clientes fez a sua pequena rede inicial ganhar sócios e investimentos de caixa em valores que chegam a contar bilhões de reais.
Pensando de forma mais crítica e administrativa, ao longo desse projeto de atividade prática supervisionada, serão observados todos os aspectos que envolvem a gestão organizacional da rede, tais quais seus investidores, clientes, principais concorrentes e até mesmo análise de desempenho da empresa com relação ao mercado.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Teoria 1.
Com o passar dos anos os empreendedores notaram a grande deficiência em se especializar na prática gerencial de um empreendimento. A falta de conhecimento técnico adequado gerou e ainda gera ao longo do mundo falências prematuras diárias em companhias que tinham missão e valores bons e definidos e que poderiam fazer sucesso mundo a fora.
Pensando nisso, Edgard Corona, um dos empreendedores envolvidos na administração do grupo Bio Ritmo academias esportivas, voltadas para o público com maior poderio econômico da sociedade, decidiu criar um novo modelo de gestão e organização de uma nova rede esportiva.
...