ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Por: celrodrigues • 3/9/2015 • Projeto de pesquisa • 2.298 Palavras (10 Páginas) • 577 Visualizações
GABRIELA DO NASCIMENTO FERRAZ
ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
JABOTICABAL – SP
2014
GABRIELA DO NASCIMENTO FERRAZ
ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Trabalho de conclusão de curso apresentado à faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional.
Orientador (a): Prof. (a): Rosangela Benatti
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
JABOTICABAL-SP
2014
Dedico a construção deste trabalho aos meus queridos e amadospais que sempre foram eternos incentivadoresdos meus sonhos em fazer parte da história da educação. E ainda me proporcionaram condições de ir além, confiando e apostando em meu trabalho e em minha competência pessoal e profissional.
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao todo poderoso Criador que por misericórdia soprou o ar em meus pulmões e me deu o dom da vida, me permitindo fazer a escolha de ser alguém.
Agradeço com carinho aos meus pais que sempre me incentivaram a continuar e não desistir, mesmo sofrendo com minhas ausências durante o período dos estudos.
Às minhas amigas que me auxiliaram durante os grupos de estudo, onde juntas caminhávamos em busca de maior conhecimento e desenvolvimento.
Aos meus professores e orientadores que mediaram minha aprendizagem, proporcionando conhecimento e crescimento pessoal e profissional.
Primeiras Palavras
Era uma vez uma escola para animais. Os professores tinham certeza que possuíam um programa de ensino inclusivo, porém, por algum motivo, todos os animais estavam indo mal. O pato era a estrela da classe de natação, porém não conseguia subir nas árvores. O macaco era excelente subindo em árvores, mas era reprovado na natação. Os frangos se destacavam nos estudos sobre os grãos, mas desorganizavam tanto a aula de subir em árvores que sempre acabavam na sala do diretor. Os coelhos eram sensacionais nas corridas, mas precisavam de aulas particulares em natação. O mais triste de tudo era ver as tartarugas, que, depois de vários exames e testes foram diagnosticados como tendo “deficiência intelectual”. De fato, foram enviadas para classe de educação especial numa distante toca de esquilos. A pergunta é: Quem eram os verdadeiros fracassados?
(Anônimo)
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo abordar questões referentes ao processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual a partir de atividades lúdicas. Apesar da Legislação atualmente muito se falar sobre a inclusão, ainda acontece muito a exclusão dos mesmos em todo o contexto escolar. Assim, de acordo com esse quadro vemos uma importante possibilidade nas atividades lúdicas de promover um novo caminho para um melhor desenvolvimento da aprendizagem, onde através dos jogos conseguem expressar a sua forma de ver e entender o mundo, tornando dessa forma um momento de aprender e se desenvolver brincando tanto nos aspectos intelectuais, psicológicos e nas interações com o próximo. Deste modo, o presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, tendo como referenciais importantes nomes de autores conhecedores do tema, o que proporcionou maiores conhecimentos a cerca da importância da atividade lúdica na vida de crianças com deficiência intelectual.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................8
1 CONSIDERAÇÕES SOBRE BRINCADEIRAS E JOGOS ....................................10
2 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL...............................................................................14
3 O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM...............................................15
3.1 O lúdico como recurso pedagógico para a criança com Deficiência
Intelectual...................................................................................................................17
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................20
REFERÊNCIAS..........................................................................................................23
INTRODUÇÃO
Na área da educação não é sempre que nos deparamos somente com sucessos e aprovações. Muitas vezes, durante o processo de ensino, os profissionais da área da educação se deparam com problemas que são capazes de paralisar os alunos diante do processo de aprendizagem, fazendo com que não consigam aprender.
A aprendizagem é um processo complexo e necessita de um conjunto de pré-requisitos para que o indivíduo esteja apto a aprender o conhecimento que lhe será transmitido, sendo capaz de realizar toda e qualquer tarefa.
Para que aconteça o processo de aprendizagem é necessário que todos os requisitos de seu desenvolvimento estejam inter-relacionados e organizados, respeitando seus conhecimentos prévios, maturação, motivação e suas limitações para conseguir um bom desempenho.
Porém
...