ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS- TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Por: suelen.gentil • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.802 Palavras (8 Páginas) • 365 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO/ UNIAN ABC
CURSO ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
STEPHANY CAMARGO DE BARROS RA: 7036521404
SUELEN APARECIDA GENTIL DA CONCEICAO RA: 9894554288
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS- TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ETAPA 1 E 2
PROFESSORA ORIENTADORA MARIETA BARBOSA PEREIRA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO/ UNIAN ABC
CURSO ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
DISCIPLINA TEORIA GERAL DA ADMINISTRACAO
STEPHANY CAMARGO DE BARROS RA:7036521404
SUELEN APARECIDA GENTIL DA CONCEICAO RA :9894554288
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS- TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ETAPA 1 E 2
Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao curso de Teoria da Administração da faculdade Anhanguera Educacional, requisito parcial á obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientadora: Marieta
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO _______________________________________________
ETAPA 1 __________________________________________________________
ETAPA 2 _________________________________________________________
CONCLUSÃO______________________________________________________
BIBLIOGRAFIA____________________________________________________
INTRODUÇÃO
Iremos desenvolver nesse trabalho a importância das Teorias de Taylor e Fayol, distinguindo a diferença de Administração Científica e Administração Clássica, visando o aumento da produtividade em todos os sentidos, nos dias de hoje.
Nesse trabalho, vamos diagnosticar os problemas em que a JC Confecções está encontrando no momento como desmotivação dos funcionários, queda nas vendas, insatisfação dos clientes e inexperiência dos funcionários e dos sócios. Por isso, fomos contratados para dar consultoria visando solucionar os problemas da JC Confecções, iremos utilizar os conceitos de Taylor e Fayol , tornando a mais eficaz, reduzindo custos, aumentando a produção trazendo conseqüentemente a reestruturação da empresa aumentando seus rendimentos.
ETAPA 1
A administração, os seus conceitos e técnicas, foram usadas consciente e inconscientemente nas civilizações antigas da Babilônia, China, Egito, Grécia dentre outros.A revolução industrial no séc. 19, foi substituída a produção manual pela produção mecânica e das fabricas. Os antigos administradores não sentiam dificuldade em administrarpequenos grupos com a tentativa de erros e acertos.
No final do séc.19, com o crescimento dos transportes, das estradas de ferro, com o telégrafos e correios, com o desenvolvimento da fabricas, as organizações se tornaram maiores e ficou evidente a necessidade de se ter uma administra;’ao mais estruturada começando assim o surgimento da abordagem clássica da administração que se dividem em duas partes. A administração cientifica com o Americano Taylor, e a Teoria clássica da administração clássica como Europeu Fayol.
Na Filosofia da administração de Taylor, existem quatro princípios Pagar maiores salários e ter baixos custos de produção, aplicar métodos de pesquisas e determinar a melhor maneira de executar uma tarefa.Os funcionários deveriam ser cientificamente selecionados e recrutados com as pessoas e as tarefas que fossem compatíveis. Deveriam ter cooperação entre chefes e funcionários para tornar um ambiente de trabalho favorável.
Com Taylor, as tarefas realizadas eram feitas no chão da fabrica, ele realizava o estudo de tempos e movimentos cronometrando o tempo de produção dos trabalhadores dividido nas tarefas de trabalho. Em seguida, analisava as unidades de trabalho procurando encontrar a melhor maneira de coordenar uma tarefa maior. As propostas de Taylor que são planejamento, padronização, especialização e controle e remuneração na sua aplicação, trouxeram decorrências sóciais e culturais representando o maior aumento de produtividade em massa.
Enquanto isso, Fayol defendia esses mesmos princípios na Europa, se baseando em sua alta experiência na administração. Ele leva toda a analise de processo para organização. Sendo assim, considerado o principal pensador da gestão e o pai da primeira organização estrutural das empresas. Seu modelo baseia se em cinco modelos sendo: planejar estabelecer os objetivos da empresa especificando a forma a ser completa.
Segunda: organizar que ensina a coordenar todos os recursos da empresa
Terceiro: comandar que é fazer com que o seu subordinado execute o que deve ser feito
Quarto: coordenar almejando as metas traçadas.
Quinta: controlar estabelecer padrões e medidas de desempenho que permite que os funcionários sejam compatíveis com o que se espera.
Com o crescimento da produção em massa, o que era considerado luxo para os ricos, como automóveis e equipamentos elétricos, passou a ser popularizado pára as demais classes sociais acarretando o aumento do piso salarial no mesmo tempo em que se reduzia o preço total dos custos.
Enquanto Taylor estudava a prioridade de produção, Fayol estudava dando uma importância maior as tarefas da organização como um todo. Taylor desejava aumentar a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho de preparo, enquanto Fayol se preocupava na organização e da aplicação de princípios em base cientifica.
...