ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: Stanizi • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 3.840 Palavras (16 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
M. V. COMÉRCIO DE APARAS DE PAPEL LTDA-ME
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO
2016
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
M. V. COMÉRCIO DE APARAS DE PAPEL LTDA-ME
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro bimestre, em disciplinas do 3º semestre, curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientações dos professores do semestre.
Orientador: Prof. Mestre José Eduardo Bello.
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1. REVISÃO CONCEITUAL 7
1.1. A Administração Cientifica 8
1.2. A Teoria de Relações Humanas 13
2. Estudo de Caso 15
2.1. Perfil da organização 15
2.1.1. Apresentação 16
2.1.2. Produtos e Clientes 17
2.1.3. Quadro de Pessoal 18
2.1.4. Principais Insumos 19
2.2. Coleta de Dados 19
2.3. Análise dos Dados e Interpretação dos dados 19
3. SUGESTÕES DE MELHORIA 20
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação da Administração Científica (Taylor) e Teoria de Relações Humana nas práticas administrativas de uma organização de MV Comércio de Papel LTDA – Me atua no seguimento de serviço, uma organização de pequeno porte.
- REVISÃO CONCEITUAL
A palavra administração vem do latim ad (direção para tendência) e ministre (subordinação ou obediência), isto é aquele que presta um serviço a outra. Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformamos em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todas as áreas e em todos os níveis da organização a fim de alcançar os objetivos de maneira mais adequada.
A teoria geral da administração começou com a que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades e executadas pelos operários em uma fabrica) com a administração cientifica de Taylor.
Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis.
- Tarefas
- Estrutura
- Pessoas
- Ambiente
- Tecnologia
- Teoria da Administração cientifica
- Teoria Geral da Burocracia
- Teoria das Relações Humanas
- Teoria das decisões
- Teoria dos Sistemas
- Teoria Neoclássica da ADM
- Teoria da Contingência
Todas as teorias apresentadas são validas e surgiam como uma resposta para os problemas relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas.
De certo modo são aplicáveis aos dias de hoje a sua disposição a alternativas interessantes para cada ocasião. Por exemplo, a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas de montagem os mesmo princípios da administração cientifica, enquanto os gerentes se preocupam com a Teoria do Comportamento Organizacional.
A Administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avícola como fator chave tanto para melhoria da qualidade de vida quanto para solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.
No inicio do século XX dos engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração. Um era a americano Wilson Taylor e desenvolver a administração cientifica (aumento da eficiência da indústria através da racionalização da trabalho operário).O Outro era europeu Henri Fayol e desenvolveu chamada teoria clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da organizações e suas internações.
Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de abordagem clássica ou tradicional da administração.
- A Administração Cientifica
A Administração cientifica, é um modelo de administração criada pelo americano Frederick Winslow Taylor no final do século XIX, inicio século XX e que se baseia na aplicação do método cientifico na administração com o intuito de garantir a melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Taylor procurava uma forma de elevar a produtividade conseguindo que os trabalhadores produzissem mais em nos tempo, sem elevar os de produção. A falta da padronização dos administradores do trabalho, a desconhecimentos por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
...