TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ESTATÍSTICA

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTATÍSTICA

        

BELO HORIZONTE- MG

SETEMBRO - 2014

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE[pic 3]

UNIDADE BH 1 – ADMINISTRAÇÃO 4º PERÍODO – NOITE – 103

Elicinei Maria dos Reis                                 RA: 5830175670

Jessica Karoline Campello de Carvalho                 RA: 6277283301

Lisandra Helen dos Reis Maia                         RA: 6814004493

Luciane Aparecida Rodrigues Vieira                 RA: 6277253350

Mário Henrique Almeida Santos                          RA: 6814013937

Priscila Patrício Soares                                  RA: 6274276452

ESTATÍSTICA

Atividades programadas e supervisionadas apresentado ao curso de Administração da Faculdade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de título de Bacharel em formação, ministrado pelo professor Maristela Lamussi Mattos.

        

BELO HORIZONTE- MG

SETEMBRO - 2014

SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

CONCEITOS GERAIS DE ESTATÍSTICA................................................................5

AMBIENTE PROFISSIONAL....................................................................................6

COLETA DE DADOS PARA PESQUISA ESTATÍSTICA ........................................6

NÚMERO DE ALUNOS EM UMA TURMA...............................................................7

MEDIDAS DE POSIÇÃO E MEDIDAS DE VARIAÇÃO...........................................8

TABELA 2 – TABELA COM MEDIDAS PARA TENDÊNCIA..................................8

TABELA 3 – TABELA COM MEDIDAS PARA DEFINIÇÃO DA MEDIANA...........9

TABELA 4 – TABELA COM MEDIDAS PARA DEFINIÇÃO DA MODA...............10

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................12

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo a melhor análise da Estatística, através do conhecimento adquirido em sala de aula e em pesquisas realizadas para o desenvolvimento do trabalho.

        Os conceitos gerais da Estatística direcionam para a definição de como e em que meios utilizarmos os dados para estudo. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos racionalmente com situações sujeitas a incertezas.

        Através deste trabalho, podemos entender mais sobre a estatística e em que meio ela está presente. Para tanto o mesmo foi enriquecido com uma pesquisa bibliográfica para os conceitos presentes, e outra de campo, a qual foi realizada com cento e quatro estudantes que pertencem a uma turma de administração em nossa faculdade.

        Para o administrador, saber aplicar os conceitos da contabilidade é fundamental para uma boa gestão e também para o desenvolvimento da organização. A estatística pode proporcionar desenvolvimento em vários setores de uma empresa, seja no setor administrativo, logístico ou até mesmo no setor de produção.

CONCEITOS GERAIS DE ESTATÍSTICA

A palavra estatística deriva-se do latim statisticum collegium (“conselho de Estado”) e do italiano statista (“homem de Estado ou estadista”). Em 1749, o Alemão Gottfried Achenwall passou a utilizar a palavra alemã statistik para se referir à análise de dados estatais. As origens da estatística estão relacionadas com o governo e os seus corpos administrativos. Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar.

O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss em 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possíveis novos métodos antes impraticáveis. Por ser uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números é considerado, portanto, a ciência da análise de dados. A estatística nos diz como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados.

Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing. Por outras palavras, o termo estatístico pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatísticas, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e análise de dados que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações que permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos racionalmente com situações sujeitas a incertezas.

AMBIENTE PROFISSIONAL

No setor logístico de uma organização a estatística é utilizada no planejamento para reposição de estoque no alcance de dias, no prazo de entregas, nas análises de custos logísticos, nos estudos de produtividade de frotas, na conferência do estoque, entre outros muitos setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (311.7 Kb)   docx (95.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com