ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL
Projeto de pesquisa: ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandroperina2 • 24/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
ATPS ADIMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA
ETAPAS 1 E 2
PROFESSOR: RICARDO
OSASCO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.…...................................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................8
4. BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................9
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico foi realizado em grupo, contendo a etapa 1 e 2 da matéria de ATPS administração financeira e orçamentária, tendo como propósito colocar o grupo em contato com os principais conceitos da matéria, para aplicarmos na prática.
Mostraremos o quanto a administração financeira é importante na empresa e esta bem ligada ao Orçamento ambos são estudos formas avaliativas pela empresa para ajudar na tomada de decisão do administrador.
.
ETAPA 1
Administração Financeira e Orçamentária
A Administração Financeira está estritamente ligada à Economiae à Contabilidade, pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. A nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras.
É necessário conhecimento de Economia para se entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da Administração Financeira contemporânea. A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através da quais a atividade econômica é controlada. Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes.
A inflação alta é prejudicial para a economia de um país. Quando alta ou fora de controle, pode gerar diversos problemas e distorções econômicas.Taxas de inflação altas são aquelas que ficam acima de 6% ao ano.
Com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores (trabalhadores) que não tem reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente. O preço dos produtos sofrem reajustes constantes. Uma inflação de 50% ao mês (hiperinflação), por exemplo, corrói pela metade o salário dos trabalhadores. Outro problema é que enquanto a moeda do país se desvaloriza, as outras (principalmente o dólar) faz o movimento inverso. Se este país com inflação elevada é muito dependente de importações, os produtos importados aumentam de preço, fato que alimenta ainda mais a alta da inflação.
Diminuição dos investimentos no setor produtivo, Num ambiente de inflação elevada, muitos investidores preferem deixar o dinheiro aplicado em bancos (para que ocorra a correção monetária) do que investir no setor produtivo. Embora dê uma falsa ideia de que o dinheiro está “rendendo” muito, muitas pessoas preferem as aplicações financeiras. Um país que sofre de inflação alta é visto no mercado internacional de forma negativa. Os grandes investidores e empresas evitam fazer investimentos produtivos de médios e longos prazos nestes países, pois sabem que a inflação alta éum indicativo de economia com problemas.
O aumento da especulação financeira, Muitos investidores externos, em busca de rendimentos altos e rápidos, costumam fazer investimentos em países de inflação alta com o objetivo de tirar vantagens das altas taxas de juros. Este capital especulativo é prejudicial para a economia de um país, pois grandes somas de capital podem entrar e sair rapidamente, causando instabilidade no mercado de câmbio.
Elevação da taxa de juros
Muitos países usam o recurso da elevação da taxa de juros como mecanismo de controlar a inflação. A lógica é simples: com juros elevados o consumo diminui, forçando os preços a caírem. Porém, a alta
...