ATPS Administração de Pessoal
Por: mahaline2014 • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.548 Palavras (11 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
Faculdade anhanguera de Taubaté
Unidade 1
Gestão de Recursos Humanos
2º/3ºsemestre
Relatório Atividades praticas supervisionadas
Administração de pessoal
Camila Kelly Correa 8096908855
Katia Theodoro 9897544921
Marcela Aline M. Matos 8486187885
Taubaté/SP
Abril/2015
Introdução
A empresa a ser estudada a seguir passa por algumas dificuldades financeiras, sendo que será necessário à redução de custos de alguns dos seus setores. Para tanto dera realizado um estudo da folha de pagamento da empresa para verificação dos gastos e possíveis alterações como melhorias, contratações e demissões de funcionários.
Dados da empresa
O estudo de caso realizado baseia-se em uma sapataria, ramo comercial. Essa empresa passa por algumas dificuldades, necessitando reduzir o Calculo da folha de pagamento, bem como a verificação do decimo terceiro salario, férias e rescisão contratual.
Foram encontradas algumas inconsistências nos principais cargos analisados:
Gerencia – grandes despesas, pois não há regimento para horas extras.
Segurança – muitas faltas, responsabilidade recai sobre alguns poucos funcionários mais competentes.
Limpeza – trabalho insatisfatório.
A empresa conta com 34 funcionários:
Sendo dois gerentes, quatro no setor de limpeza, três seguranças, dois empacotadores, doze vendedores, três caixas, três repositores e dois crediaristas.
Como atribuir valores aos salários
Contratar um funcionário não é tarefa fácil, e definir o salario a ser pago deve ser uma decisão tomada com segurança.
Existem vários modos de atribuir valor ao salario:
PCS versus remuneração por competência: Remuneração pelo plano de cargos e salários é estabelecer um equilíbrio interno e externo na empresa. Os salários são combatíveis com cada função, dando a entender que o funcionário ganha o que merece. Na remuneração por competências o salario é definido por uma analise que a empresa faz das aptidões dos funcionários, habilidades, conhecimentos e atitudes. A empresa não precisa promover o funcionário para que ele passe a ter um salario mais alto, apenas muda o empregado de atividade, agregando valor à empresa.
Existe também o plano de benefícios ou salario indiretos, oferecidos pela empresa (plano de saúde, previdência, vale-transporte) neste caso o funcionário pode escolher se quer ou não receber o beneficio, a flexibilidade dos planos é uma saída par deixar todos satisfeitos, a empresa pode trocar um beneficio por outro, dentro do possível.
Outra forma é a remuneração variável, que é remuneração pelo desempenho do empregado junto a remuneração fixa. Pode ser um bônus, por atingir as metas da empresa, desse modo o funcionário se sente motivado a ultrapassar as metas esperadas pela empresa, trazendo mais benefícios.
Pontos chaves para definir os salario dos trabalhadores também são as questões legais, o ponto de vista estratégico do empregador e a convenção coletiva da categoria.
Planilha- valor dos salario dos principais cargos analisados
Analise dos principais cargos da Sapataria
Os cargos são avaliados de acordo com a sua natureza, requisitos, complexidade, responsabilidades etc.
Na sapataria que esta sendo estudada será utilizado o requisito especialização, conhecimento do funcionário e a nível de conhecimento que o cargo exige.
Gerente de Recursos Humanos: O Gerente de Recursos Humanos é o profissional responsável por gerir pessoas, visando planejar e construir as atividades da área de Recursos Humanos.
Cursos e formação necessários para ser um bom gerente de RH: Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente de Recursos Humanos além da graduação é necessário ter experiência em Desenvolvimento de Pessoal, com treinamento, plano de avaliação, plano de remuneração, recrutamento, seleção e conhecimentos gerais de DP. Graduação em Psicologia, Administração de Empresas, Recursos Humanos, Pós-graduação.
Gerente de Loja: O Gerente de Loja é responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos de seus subordinados no dia-a-dia da loja.
Um Gerente de Loja verifica se tudo está em ordem, com relação à limpeza, arrumação de mercadorias em balcão e prateleiras, e em geral tem que verificar o aspecto interno e externo da loja..
Formação Desejada de um Gerente de Loja :Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente de Loja além da graduação(Graduação em Administração de Empresas, Marketing, Pós-graduação) é essencial que saiba manter uma equipe motivada, ter a competência de escolher os melhores para trabalhar em sua equipe, boa comunicação, facilidade de relacionamento, saber trabalhar em equipe, liderança, fluência verbal e estando apta para desenvolver atividades de contato direto com o cliente.
.
Supervisor de Limpeza: O Supervisor de Limpeza é o profissional responsável supervisionar trabalhos na área de limpeza de forma geral e liderar equipes de trabalho.
Um supervisor de Limpeza supervisiona serviços de limpeza de todos os setores, sendo eles, banheiros, refeitórios, escritórios, salões, e etc., visando à manutenção e organização dos mesmos.
Formação, cursos e conhecimentos desejados para um Supervisor de Limpeza: Para que o profissional tenha um bom desempenho como Supervisor de Limpeza é essencial que possua conhecimentos de produtos para limpeza, conhecimentos em máquinas, saber desenvolver limpeza técnica e convencional e liderança de equipe também o Ensino Médio Completo.
Segurança: Realizam monitoramentos, fiscalização de pessoas com atos suspeitos de furtos, roubos e demais delitos. Faz cumprir regras estabelecidas pelas empresas, conferem saídas e entradas de mercadorias e estoque bem como notas fiscais, acompanham serviços terceirizados, mapeia setor de risco, faz revistas (abordagem) em funcionários e pessoas suspeitas. Não existe formação desejada, mas é bom ter experiência na área, ter alguns cursos de segurança etc.
De acordo com cada cargo e cada função, é que será estipulado o valor do salario.
...