ATPS Marketing
Por: luzimeire • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.987 Palavras (24 Páginas) • 220 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2 ETAPA 1- CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING
2.1 Pesquisa - Mix de Marketing
2.2 Mix de marketing - Cacau Brasil
2.3 Variedade de produtos
2.4 Qualidade
2.5 Nome da marca
2.6 Embalagem
2.7 Promoção de vendas
2.8 Propaganda
2.9 Marketing direto
2.10 Logomarca Cacau Sabor
3. ETAPA 2- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
3.1 Definições de um plano estratégico de Marketing
3.2 Planos de marketing Cacau Sabor
3.3 Análise de ambiente
3.4 Fatores Econômicos
3.5 Fatores Tecnológicos
3.6 Fatores Sócio-Culturais
3.7 Análise da Concorrência
3.8 Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas.
4. ETAPA 3 – PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS DE BRANDING
4.1 Passo 2 – Gestão de Marcas
4.2 Passo 3 – Demonstrar a importância da Gestão de Marcas e sugestões de como a Cacau Sabor deve se posicionar no mercado para construir uma marca de sucesso.
5. ETAPA 4 – GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
5.1 Passo 1 – Promoção
5.2 Passo 2 – Proposta Promoção
6. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Com a constante oscilação do mercado e a instabilidade da Economia brasilieira, muitas empresas tendem a passar por dificuldades podendo chegar a falencia.
Neste trabalho iremos apresentar a empresa “Cacau Sabor” que encontra-se com grandes variações de vendas e produção, além de problemas de divulgação com a marca. A carência de um setor especializado em marketing torna dificil o desenvolvimento de um plano efetivo para sanar todos os problemas que encontrados nesta organização.
No decorrer do presente trabalho trataremos situações corriqueiras presentes em muitas micro e pequenas empresas, onde com soluções criativas e estratégicas tentaremos reverter a situação negativa da “Cacau Sabor”.
2 ETAPA 1- CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING
2.1 Pesquisa - Mix de Marketing
O Mix de Marketing nada mais é do que a forma utilizada pela empresa para influenciar a demanda de seu produto ou serviço ao cliente. O mix de marketing é estruturado em quatro grupos conhecidos como os 4Ps: produto, preço, praça e promoção.
A estrutura dos 4Ps foi criada com a intenção de uma área completar a outra.Os 4ps são definidos por Kotler (2007) da seguinte maneira:
Produto: está relacionado diretamente ao produto/serviço comercializado pela empresa, sua qualidade e características físicas (embalagens, modelo e tamanho);
Preço: é o valor que a empresa cobra por seu produto ou serviço prestado a seus clientes tendo assim o retorno financeiro com o qual deve conseguir cobrir seus custos, estar em média de mercado e negociado com cada cliente.
Praça: refere-se á escolha dos pontos de distribuição de vendas dos produtos, a forma com que o produto chega ao cliente, a logistica da empresa.
Promoção: a maneira que a empresa comunica ao cliente o valor do seu produto e convence o mesmo a compra-lô, podendo utilizar ferramentas de propaganda, vendas e relações publicas que variam de acordo com o planejamento estratégico de cada empresa.
Segundo Cobra (1997) estes conceitos passaram a serem centrados na configuração do produto, na determinação de um preço capaz de gerar vendas, apoiada numa promoção de vendas tendo uma propaganda atraente e sedutora e ainda por meio de uma distribuição ampla e estratégica.
Destacando o mix de promoção em marketing, também chamado de mix de comunicação, consiste de acordo com Kotler (2007), no ajuste especifico das ferramentas de propaganda, promoção de vendas, relações publicas, venda pessoal e marketing direto, todos empregados de maneira convincente para comunicar o valor de determinado produto ou serviço ao cliente e assim estar firmando um relacionamento entre empresas e clientes. As definições das cinco principais ferramentas de promoção como afirma Kotler (2007) são:
Propaganda: qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais
de idéias, bens ou serviços com um patrocinador identificado;
Promoção de Vendas: Incentivo de curto prazo para estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço;
Ralações Publicas: desenvolvimento de boas relações com diversos públicos com diversos públicos da empresa por obtenção de publicidade favorável, construção de uma boa imagem corporativa e administração ou contenção de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis;
Venda Pessoal: pessoal feita pela força de vendas da empresa com o propósito de realizar vendas e desenvolver relacionamento com os clientes;
Marketing direto: contatos diretos com consumidores individuais e cuidadosamente definidos como alvo, com o objetivo de obter uma resposta imediata e cultivar relacionamentos duradouros, fazendo uso de mala direta, telefone, Tv de resposta direta, e-mail, internet e outras ferramentas para se comunicar com consumidores específicos.
Estas ferramentas são de extrema importância ao composto promoção, que juntamente com os 4 P’s doMix de Marketing trabalham em sinergia para gerar maior impacto na comunicação de valor ao cliente e motivá-lo á compra.
...