ATPS SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Por: CarolineSouza01 • 29/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.034 Palavras (9 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO
Introdução 3
Segurança de Trabalho 4
Prevenção de Acidentes de Trabalho 5
Higiene ocupacional, EPI e Ergonomia 8
Considerações Finais 9
Referências Bibliográficas 10
Introdução
É notável que os empregadores não sejam os únicos responsáveis por prevenir os acidentes no ambiente de trabalho. Se todos os funcionários, após serem treinados e capacitados utilizarem corretamente os equipamentos de segurança, somando a uma boa infraestrutura disponibilizada e mantida pela empresa e seus empregados, os riscos ocupacionais serão minimizados ao máximo.
O intuito desse trabalho é trazer maiores informações e orientações para prevenção de acidentes, pois há muito tempo se sabe que os funcionários são os bens mais preciosos nas empresas, e que se satisfeitos, podem alavancar qualquer organização, sendo assim, nada mais sábio do que investir além de em saúde e segurança, investir no pessoal, no desenvolvimento dos funcionários e em sua satisfação.
Segurança de Trabalho
Segurança do trabalho podemos dizer que são todas as atitudes que podem ser providenciadas a fim de evitar o quanto possível acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No Brasil, existem diversas Normas Regulamentadoras - NR e leis que definem a segurança do Trabalho.
Legalmente, acidente de trabalho é aquele que ocorre enquanto que o trabalhador está a serviço da empresa, causando morte, lesão corporal ou perfuração funcional que cause perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade de trabalho do trabalhador. Alem destes, considera-se também acidentes de trabalho, sequelas causadas ao longo da vida do trabalhador devido à exposição a um determinado risco.
Quanto aos acidentes de trabalho, de acordo com as Normas Regulamentadoras é responsabilidade do empregador ter conhecimento dos riscos e buscar a prevenção dos acidentes a seus funcionários.
Considerando a pizzaria, será necessário ter muita cautela e atenção ao identificar os riscos que os funcionários e clientes correrão enquanto estiverem no espaço da pizzaria, será necessário adotar muitas medidas com o objetivo de prevenir os acidentes. Desde a sinalização adequada dos degraus a atenção quanto a possibilidade de piso molhado, tudo deverá ser atentamente observado e identificado para que não ocorra nenhum lesão, simples ou grave, pois o objetivo é prevenir a integridade física de todos.
Prevenção de Acidentes de Trabalho
As empresas tem por legislação e por responsabilidade a obrigação de manter o local de trabalho saudável e seguro. Qualquer acidente de trabalho, seja ele simples ou mais grave que possa gerar a perda um trabalhador, é ruim tanto para a empresa, quanto para os demais colaboradores, porque além de gerar custos, a empresa terá que colocar outro funcionário para substituir o acidentado e terá que conviver com a insegurança dos demais funcionários.
A maior parte dos acidentes podem ser evitados ou pelo menos os riscos podem ser minimizados se houver prevenção. Segue alguns riscos que funcionários de um restaurante estão expostos e como evitá-los:
Equipamentos cortantes e facas
Facas, cortadoras e picadoras são muito utilizados em um restaurante, maioria das vezes o acidente ocorre quando se esta utilizando ou fazendo a limpeza. Para evitar os acidentes podem ser feito:
- Os equipamentos em geral devem estar em boas condições de uso e ser armazenados em locais adequados.
- Facas sempre afiadas e lava-las separadamente.
- Treinar os funcionários para utilizar os maquinários adequadamente e sempre usar com os itens de segurança.
Quedas e tropeços
Quedas e tropeços e muito comum na cozinha. Na maioria das vezes causadas por resíduos de alimentos, óleo ou água derrubados nas superfícies. Para evitar os acidentes podem ser feito:
- O uso de calcados adequados.
- Manter o local sempre limpo, com iluminação adequada e livre de obstáculos.
- Corrimões nas escadas, sinalização e tapetes antiderrapantes.
- Fornos e armários sempre fechados.
Queimaduras
Queimaduras é um grande risco que os funcionários de um restaurante estão sujeitos através do óleo quente nas fritadeiras ou manuseio de peças quentes. Para evitar os acidentes pode ser feito:
- Aguardar o óleo esfriar para depois escoar.
- Manuseio de peças quentes com o uso de pegador.
- Manter tachos, frigideiras e panelas sempre virados para o interior do fogão.
- Oferecer treinamento adequado aos funcionários e equipamentos de proteção.
Ambientes aquecidos
O ambiente de cozinha ele é quente e úmido, no verão as condições se agravam. A exposição a um ambiente aquecido provoca uma série de problemas, sendo eles na maioria das vezes, desmaios erupção cutânea se não tratados podem gerar efeitos graves como colapso e exaustão. O que fazer pra evitar ou amenizar:
- Ter uma ventilação adequada, pois a climatização reduz a tensão.
- Equipamentos de proteção, roupas frescas que permitam a evaporação do suor.
- Treinamento sobre os métodos adequado de trabalho.
Incêndio
O ambiente da cozinha está mais sujeito a incêndios devido a utilização de óleo aquecido, gás e substancias inflamáveis. Para evitar um incêndio pode ser feito:
- Manter equipamentos em condições adequadas de uso.
- Limpeza dos exaustores e filtros.
- Extintores de incêndio.
- Detector de incêndio.
- Sinalização das saídas de emergência.
- Treinamento aos funcionários.
Ruído
...