ATPS de Ciencisas Sociais
Por: BeaOliveira • 26/5/2016 • Trabalho acadêmico • 4.237 Palavras (17 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - 2° SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
PARATY/RJ
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - 2° SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
PARATY/RJ
2013
RESUMO
Ciências sociais é a ciência que visa estudar os aspectos sociais dos indivíduos, como eles interagem no seu meio, qual o papel que exerce na sociedade, de forma ela interage com os mesmos. Ela busca conhecer os aspectos humanos, estatísticos, políticos, filosóficos, sociológicos, econômicos, administrativos, arqueológicos, nas áreas de direito e da contabilidade de cada indivíduo, buscando soluções para possíveis problemas que possam advir de qualquer uma destas áreas.
Palavras chave: Indivíduo, cultura e sociologia.
ABSTRACT
Social sciences is the science which aims to study the social aspects of individuals as they interact in their environment, what role it plays in society, the way she interacts with them. It seeks to understand the human aspects, statistical, philosophical, sociological, economic, administrative, archaeological areas of law and accounting of each individual, seeking solutions for potential problems that may arise from any of these areas.
Keywords: Individual, culture and sociology.
1 INTRODUÇÃO
As ciências sociais são originarias de muita organização e fundamentada na sociedade e cultura humana, sendo assim ela basicamente estuda as relações, estruturas e fenômenos.
Mas de acordo com expressões muito utilizadas, as Ciências Sociais como outro ponto, as Ciências Naturais, se reúnem em um conjunto de várias outras disciplinas dentro de uma só, no caso, as Ciências Naturais, sempre buscam compreensão deste mundo natural tanto físico quanto biológico, buscando juntamente explicações sobre todos os efeitos naturais existentes, já as Ciências Sociais, tem interação direta com o ser humano, e seus comportamentos junto à sociedade. DIAS, (2012).
Ainda como explica DIAS, (2012) a própria sociologia que surgiu no século XIX, teve a sua consagração nas palavras e método de Augusto Conte em 1839, que passou a ter novos pensamentos a respeito da sociedade, sendo assim, a sociologia passou a ser um estudo sistemático de grupos e comportamentos humanos, abordando todas as relações da sociedade, e um ponto fundamental é que a sociologia tem como parte o próprio observador, pois ele observa e analisa.
Portanto, como comenta DIAS apud PRADO, (2012), a base do conhecimento da sociologia que é o homem, se define da seguinte forma:
‘’ O homem é simultaneamente objeto sujeito do conhecimento: objeto, como participante dos fatos que são ‘objeto’ de seu conhecimento ou ciências sociais; sujeito do conhecimento como individuo observador e analista daqueles fatos. ’’ PRADO (1957, Pag.13).
No caso dos pesquisadores das Ciências Sociais, deve confiar nas evidências coletadas, sendo ela empírica ou factual, também evitar erros e o preconceito, adotando sempre estratégias de fundamentos científicos.
Sendo Florestan Fernandes, o maior sociólogo brasileiro, seu trabalho é reconhecido internacionalmente e criou vários grupos de pesquisadores que reformularam a sociologia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------V
2. CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE ---------------------------------------------------VII
3. A CLASSE OPERÁRIA --------------------------------------------------------------------------IX
3.1. Reflexão sobre o filme abordado: A classe operária vai ao paraíso ------------X
3.2. Interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual -----------------XI
4. DIVERGÊNCIAS SOCIAIS --------------------------------------------------------------------XII
5. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ----------------------------------------------------XIV
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------------XV
REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------------XVII
ANEXO - DIVERGÊNCIAS SOCIAIS ---------------------------------------------------------XVIII
2 CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE
Na linguagem da ciência Social, cultura não significa violinos, poesia ou escultura. Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interage. É aquilo sobre o que as pessoas acabem por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhada. O Brasil é uma sociedade cujo povo tem em comum uma cultura. E no Brasil, cada comunidade, cada organização formal cada grupo e díade possui sua própria cultura (ou o que alguns cientistas sociais denominam uma subcultura, pois se trata de uma cultura dentro
...