AUDITORIA E COMPLIANCE EMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS E SOCIAL
Por: Suellen Nayanne • 23/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 121 Visualizações
FACULDADE PROFESSOR MIGUEL ÂNGELO DA SILVA SANTOS – FeMASS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AUDITORIA E COMPLIANCE
EMPREENDEDORISMO NEGOCIOS E SOCIAL
REBEKA SOUZA
LUCAS LIMA
MACAÉ
2019
- Auditoria
- Objetivo
Ela tem como objetivo de averiguar se determinadas atividades ou informações se estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas pela organização.
Principais objetivos:
- Identificar conformidade ou não conformidade com os requisitos especificados;
- Constatar eficácia do sistema no atendimento aos objetivos e metas estabelecidos;
- Identificar potencial de melhoria;
- Atender requisitos legais, normativos, contratuais e regulamentares;
- Evidenciar que as atividades acontecem de acordo com o planejamento;
- Detectar e observa problemas de ocasião;
- Retornar informações para as atos corretivos e melhorias.
Importância da auditoria
A auditoria é uma ferramenta estratégica na gestão e no controle de processos dentro da empresa. Ela permite identificar potenciais eventualidades e riscos para a companhia, o que torna a empresa mais eficiente.
Seu principal objetivo é aumentar o grau de confiança dos usuários na empresa e evitar possíveis fraudes e esquemas dentro da organização.
Esse procedimento beneficia o crescimento saudável da empresa, permitindo que os colaboradores identifiquem as lacunas e realizem as devidas correções, antes que algum problema apareça.
Etapas de implantação:
Mapeamento dos processos: inicia-se a auditoria com a identificação de todos os processos existentes nos setores, esquematizando as tarefas e transformando-as em fluxos ou mapas, a fim de sintetizar os procedimentos para que sejam vistos de forma mais clara.
Identificação dos riscos: A segunda etapa é analisar cada uma das práticas registradas no mapeamento de processos, para identificar os riscos ali existentes. Para isso, é feita uma análise minuciosa das tarefas, buscando falhas e inconsistências, que estejam em desacordo com as normas-padrão.
Identificação do controle interno: Verifica quais as metodologias estão sendo utilizadas para garantir que suas atividades diárias não apresentem adversidades e decorram de acordo com o previsto.
Teste do controle interno: Depois de saber como funcionam os controles internos da empresa, é hora de a auditoria testá-los na prática. Essa etapa refere-se à análise do nível de segurança e eficiência da avaliação, apresentando as maneiras de reduzir os riscos identificados.
Análise dos resultados: Por fim, com a técnica de auditoria, é possível obter evidência e resultados. Se as avaliações forem positivas, o responsável pela auditoria informa em seu relatório que o procedimento é eficaz, recomendando a sua manutenção.
- Auditoria Externa
- É realizada por um profissional especializado contratado a parte, por tempo determinado;
- Pode ser feita por agentes externos à organização como clientes, fornecedores, a fim de conquista confiança, credibilidade e parceria de negócios;
- Pode ser feita por órgão certificador, a fim de conquista certificação;
- As auditorias podem ser feita em varias áreas de uma empresa como auditoria de sistemas, auditoria de RH, auditoria da qualidade, etc.
- Ela não elimina a necessidade de auditoria interna da empresa.
- Auditoria Interna
- É executado na própria organização, a fim de examinar seus sistemas e procedimentos para ver se estão adequados ou se e necessário melhorias;
- É feita por um auditor interno da própria empresa, este profissional não pode estar subordinado ás pessoas cujo os trabalhos serão examinados.
- Compliance
Compliance é um sistema de controle que surgiu, após a promulgação da lei anticorrupção. Compliance significa estar em conformidade com normas, controles internos e externos, bem como políticas e diretrizes estabelecidas para a empresa. Essa atividade visa reduzir riscos e assegurar que o negócio cumpra, rigorosamente, a legislação imposta pelos órgãos de regulamentação, incluindo padrões inerentes às instâncias fiscal, trabalhista, financeira, ambiental, contábil, previdenciária, criminal etc.
- Sistema Compliance
O sistema compliance visa garantir a idoneidade das informações. De modo que a empresa não seja prejudicada, por não cumprimento da legislação por parte dela mesma, e de quem atua em conjunto.
Alguns pontos do Sistema de Compliance:
- Análise e diagnóstico, dos requisitos e vida tributária, e situação legal de seus parceiros
- Treinamento e conscientização dos processos, para melhor eficácia da empresa
- Ação multidisciplinar para implementação.
- Empreendedorismo em negócios
Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e da independência econômica e pessoal.
Empreender vai muito além da simples vontade de querer fazer alguma coisa para ganhar dinheiro. O que existe, de fato, é uma combinação de competências que todo pretenso candidato a empreendedor precisa desenvolver: comportamentais e técnicas.
- O papel do empreendedorismo de negócios
O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita. Envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade. Tal mudança é acompanhada pelo crescimento e por maior produção, o que permite a geração de mais riqueza.
Trabalhar por conta própria ainda é a grande solução para a maioria das pessoas ao redor do mundo, senão a única. Na medida em que a competição aumenta e a inovação se faz necessária, a redução do quadro de empregados é natural, pelo menos para as grandes corporações..
...