AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E FEEDBACK
Por: lucoringa13 • 25/11/2016 • Artigo • 2.737 Palavras (11 Páginas) • 475 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA – UNIMEP
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – GPI
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E FEEDBACK
Clayton Carvalho Figueiredo
clayton.thim@hotmail.com
Lucas Carvalho de Oliveira
lucas.carvol@outlook.com
Marcio Diehl
marciochiodi@gemail.com
Michael Silva
Mclayton2014@hotmail.com
Profª. Marcelo Cerom
mceron@unimep.br
Resumo: As empresas cada vez mais se preocupam com a gestão de pessoas além dos processos, pois essas pessoas são o maior bem da organização e garantirão a qualidade do processo.
Este artigo demonstra de forma simples e exemplificada o processo de Avaliação de Desempenho e Feedback, onde se deu seu inicio, seus conceitos, modelos e aplicação pratica, quem tem como base livros, artigos e sites expecialisados no assunto abordado.
- Introdução.
Nos tempos atuais o mercado se torna dia após dia mais competitivo, forçando as organizações a se adequarem cada vez mais a novas tendências. E isto faz com que a organizações busquem colaboradores com perfil profissional mais compatível com as demandas organizaciosnais. Hoje após anos e anos de avanços ténolólogicos onde pode se melhorar a eficiência das maquinas, a empresas devem buscar também a melhoria nas eficiências de seus colaboradores. Que por sua vez com o aumento na eficiência do seu colaborador, a organização aumenta sua produtidade, qualidade e satisfação do cliente.
Uma das principais ferramentas que auxilia para tal melhoria é a avaliação de desempenho e posteriormente um bom feedback, não como algo punitivo, mas como instrumento que ajude a encontrar e solucionar os desvios e oportunidades de melhoria de cada colaborador, assim auxiliando os gestores a criar ações focadas para a melhoria da efiencia dos recursos humanos.
- Avaliação de desempenho – Conceitos.
Segundo Pontes (1996), a valiação de desempenho é um método que visa, continuamente, estabelecer um contrato com os funcionários referente aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigindo os rumos, quando é necessário, e avaliar os resultados conseguidos.
A avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada. Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização. (RHPORTAL, 2016).
A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de Gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. (ADMINISTRADORES, 2016)
- Finalidades da Avaliação de Desempenho.
Na ótica de Pontes (1996) um programa de Avaliação de Desemoenho tem como principais objetivos:
- Tornar dinâmico o planejamento da empresa;
- Conseguir melhorias na empresa voltadas à produtividade, qualidade, satisfação dos clientes, bem com em relção aos aspectos econômicos e financeiros;
- Estabelecer resultados esperados das pessoas nas organização;
- Obter comprometimento das pessoas em relação aos resultados desejados pela empresa;
- Melhorar a comunicação entre os noveis hierárquicos na organozação, criando clima de diálogos construtivos e eliminado dissonâncias ansiedades e incerteza;
- Gerar informação;
- Tornar claro que os resultados são conseguidos através da atuação de todo corpo empresarial;
- Servir como instrumento propagador de programas de qualidade, conforme o método adotado, do próprio instrumento de gestão de qualidade;
- Servir como importante instrumento coadjuvante em decisões de carreira, salários e participação nos resultados da empresa;
- Servir comoinstrumento para levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
O programa é dependente do planejamentoestratégico e está intimamente relacionado a outros importantes programas de gestão de pessoas, qualidade e gestão econômico-finaceira, corforme apresentado em seus próprósitos... (PONTES, 1996, pg. 25)
- Metodos de Avaliação de Desepenho
Existem vários sistemas de avaliação de desempenho. Os sistemas mais tradicionais de avaliação de desempenho são. (RHPORTAL, 2016).
Escalas gráficas de classificação: é o método mais utilizado nas empresas. Avalia o desempenho por meio de indicadores definidos, graduados através da descrição de desempenho numa variação de ruim a excepcional. Para cada graduação pode haver exemplos de comportamentos esperados para facilitar a observação da existência ou não do indicador. Permite a elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação e acompanhamento do desempenho histórico do avaliado. (RHPORTAL, 2016).
Escolha e distribuição forçada: consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado. Este método busca minimizar a subjetividade do processo de avaliação de desempenho. (RHPORTAL, 2016).
Pesquisa de campo: baseado na realização de reuniões entre um especialista em avaliação de desempenho da área de Recursos Humanos com cada líder, para avaliação do desempenho de cada um dos subordinados, levantando-se os motivos de tal desempenho por meio de análise de fatos e situações. Este método permite um diagnóstico padronizado do desempenho, minimizando a subjetividade da avaliação. Ainda possibilita o planejamento, conjuntamente com o líder, do desenvolvimento profissional de cada um. (RHPORTAL, 2016).
...