Abordagens Científica e Clássica da Administração
Por: WallaceQueiroz • 11/6/2018 • Resenha • 551 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO GERAL – UA 03
Aluno: Wallace de Oliveira Queiroz
Polo: Sertãozinho-SP Turma: EAD
Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.
Abordagens Científica e Clássica da Administração:
Explique e exemplifique as diferenças nas abordagens cientifica e clássica. (Explique pelo menos uma de cada)
A partir de estudos e leituras realizados em documentos e artigos, descrevo aqui as principais diferenças entre as Abordagens Científica e Clássica da Administração:
A Administração Científica foi idealizada por Frederick Taylor, o qual iniciou suas atividades na indústria desde o chão de fábrica. Esta administração foi baseada nos procedimentos vivenciados pelo próprio autor, modelando o padrão de administração em “pirâmide”, conceituando suas variáveis a partir de sua origem, levando em conta os métodos de fabricação, ferramentas aplicadas, incentivos salariais para aumento da produção, entre outros. Acreditava que o empregador e o empregado deveriam ter plena prosperidade com a atividade exercida.
Como exemplo pode-se citar o início das indústrias em linha de produção. Cada colaborador era especializado em uma atividade, realizava somente aquilo, sem se preocupar no conjunto da atividade, e recebia incentivos por produzir mais, sem se preocupar com qualidade ou gestão dos recursos materiais.
A Administração Clássica teve como seu precursor Henri Fayol. Este se formou em engenharia e sempre trabalhou na indústria em altos cargos de gestão, o que explica sua visão de “organização do trabalho”. Sua proposta era de uma atividade planejada em organização, com a subdivisão de tarefas com departamentos, ou pessoas, específicas para cada subdivisão. Suas subdivisões eram funções contábeis, administrativas, de segurança, financeiras, comerciais e técnicas. Este modelo denomina que as funções administrativas comandem as demais funções, permitindo a unidade de comando. Aqui os interesses individuais devem estar abaixo dos interesses da instituição ou empresa.
Como exemplo, podemos apontar o modelo atual utilizado pela grande maioria das empresas, onde o administrador cria cargos de supervisão e acompanhamento de atividades, porém, centraliza as decisões e estratégias de da empresa, no âmbito administrativo do negócio. A diferença é que houve a “humanização” dos colaboradores, antes vistos como “máquinas de produção”.
Feedback
Nota | 8,0 / 10,0 |
Avaliado em | quinta, 9 Mar 2017, 15:57 |
Avaliado por | [pic 2][pic 3]JOVELINO SERGIO SERAPHIM |
Comentários de feedback | [pic 4] Olá Wallace: Consideramos muito bom mesmo o nível da sua atividade. Mostrou a diferença das duas abordagens e citou exemplos que facilitam ao avaliador, pois mostram que você assimilou bem o conteúdo, mas cabem alguns acréscimos. Na Administração Científica além do que escreveu – métodos de fabricação, ferramentas aplicadas e incentivos – Taylor também se preocupou com o estudo do tempo padrão de produção, supervisão funcional. Na abordagem Clássica era preciso detalhar as atividades propostas por Fayol para organizar a empresa. Por exemplo: Comercial (compra, venda e troca). A importância desse tópico se deve ao fato de que, com poucas variações, essa divisão permanece na atualidade. Faltou mencionar a fonte ou as fontes que usou. Isso próprio de trabalhos como esse. Abraços, Prof. Jovelino. |
...